É fundamenta​l haver consenso na reestrutur​ação do Serviço Regional de Saúde – PS/Açores

O grupo parlamentar do PS/Açores considerou hoje “fundamental que haja consenso” em torno da reestruturação do Serviço Regional de Saúde e assegurou que apresentará propostas para melhorar o documento do governo açoriano.
“Esta reestruturação abrange as unidades de saúde de ilha, os hospitais e o Centro de Oncologia dos Açores. É fundamental que haja consenso com vista à sustentabilidade do sistema de saúde nos Açores de modo a que se continue a prestar cuidados de qualidade e que garanta a acessibilidade a todos os açorianos independentemente da ilha em que vivam”, afirmou o deputado socialista na Assembleia Legislativa dos Açores Domingos Cunha, citado num comunicado do partido.
O deputado falava na abertura das jornadas parlamentares do PS/Açores, que decorrem até quinta-feira em Angra do Heroísmo e são dedicadas à reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS).
O Governo dos Açores divulgou a 10 de maio uma proposta de reestruturação do SRS, com vista a garantir a sua sustentabilidade, que está em discussão pública.
A proposta tem sido criticada pela generalidade da oposição nos Açores, mas também por parte de outros setores e entidades, como a Ordem dos Médicos ou autarcas, incluindo do mesmo partido do Governo Regional, o PS.
“O documento apresentado pelo Governo Regional não está fechado. Estamos em fase de discussão pública e o grupo parlamentar tem vindo a auscultar um conjunto de personalidades e instituições ligadas ao setor com o objetivo de, com serenidade e responsabilidade, alcançar o maior consenso possível. Há coisas no documento com as quais concordamos e outras com que não estamos de acordo. Estamos, por isso, a trabalhar no sentido de apresentar propostas que melhorem a reforma”, afirmou Domingos Cunha.
O deputado sublinhou ainda que, nesta fase de discussão pública, qualquer cidadão pode expressar a sua opinião e que todos os que querem contribuir para a melhoria do documento devem apresentar propostas e alternativas coerentes.
“Não basta apenas fazer a crítica pela crítica ou provocar alarmismo nas populações como alguns partidos da oposição têm feito”, afirmou, acrescentando, porém, que “os açorianos sabem perfeitamente distinguir entre os que estão empenhados em encontrar soluções e aqueles que se limitam a criticar e que colocam os interesses partidários acima dos interesses dos açorianos”.
O plenário do parlamento dos Açores vai debater na próxima semana, na Horta, esta reestruturação da Saúde, depois de, na terça-feira, o Governo Regional ter pedido o agendamento de um debate e de já hoje todos os partidos da oposição terem também solicitado a marcação com urgência de um debate “contra a destruição do Serviço Regional de Saúde”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here