E-portefolio vai ser testado a partir de hoje na Região

 A aplicabilidade e a eficiência do “Passaporte Europeu de Competências”, denominado E-portefolio, vão ser testadas a partir de hoje, por 50 utilizadores açorianos e enquadradas por cinco tutores.

O anúncio foi feito hoje pela secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, na Aula Magna, da Universidade dos Açores, em São Miguel, durante a primeira apresentação pública na Europa daquela plataforma electrónica.O projecto considerado por Ana Paula Marques de “extremamente inovador”, no contexto europeu, vai permitir a certificação e a validação de competências e habilitações adquiridas por via não formal.

 

 

Trata-se de uma iniciativa comunitária que envolve oito países europeus (Portugal, através da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Alemanha, Bélgica, Estónia, Itália, Polónia e Roménia) e sete parceiros, num programa transnacional de trabalho que engloba diversas actividades, entre as quais, a transferência dos resultados de projectos anteriores de inovação, a análise comparativa das ferramentas de mobilidade identificadas pela rede Euroguidance, a selecção de um modelo de desenvolvimento de E-portefolio e a formação de 50 tutores nos métodos de monitorização e coaching dos utilizadores.

 

 

A utilização do E-portefolio por 500 pessoas, a avaliação de conjunto da experiência e execução de uma aproximação qualitativa da acreditação do E-portefolio, a execução de um plano de comunicação e de difusão pelos parceiros e a realização de um colóquio final de difusão dos resultados são outras das actividades previstas.

 

O E-portefolio vai ser implementado entre 2012 e 2014 a todos os Estados-Membros.

Paralelamente, o Governo dos Açores quer ainda alargar o número de profissões certificadas na Região (15) às 128 profissões homologadas na Europa.

 

O alargamento deverá feito através da Rede Valorizar, cujo primeiro “Front-office” será aberto em Setembro, em Ponta Delgada, em São Miguel.

 

 

Recentemente criada pelo Executivo açoriano, a Rede Valorizar vai estar disponível em três ilhas dos Açores, São Miguel, Terceira e Faial.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here