Lixeiras das Flores serão seladas definitivamente muito brevemente – Governo

As lixeiras das Flores serão seladas definitivamente num “curto espaço de tempo”, assegurou hoje o vice-presidente do governo açoriano, na assinatura do contrato que prevê a atribuição de um incentivo financeiro de cerca de 800 mil euros, para comparticipar um investimento total que ascende a mais de 1,2 milhões de euros, destinado ao equipamento do centro de processamento de resíduos e do centro de valorização de resíduos da ilha das Flores.

“Fica concluída esta fase deste vasto projeto que visa… irradiar definitivamente algo que punha em causa a qualidade ambiental da ilha, que era a existência de lixeiras a céu aberto”, “incompatíveis” com a classificação de reserva da biosfera pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Ciência, salientou Sérgio Ávila.

Sérgio Ávila sublinhou que as Flores têm agora as “condições necessárias para, num curto espaço de tempo, proceder à selagem definitiva das lixeiras que existiam nos dois concelhos da ilha e que já não estão em funcionamento”.

O Plano Integrado de Gestão de Resíduos dos Açores permite transformar “um problema do passado numa oportunidade do futuro”, numa altura em que duas ilhas do arquipélago, Flores e Graciosa, lideram o ‘ranking’ nacional ao nível da reciclagem.

No âmbito desse Plano, as nove ilhas do arquipélago estão a ser dotadas com infraestruturas que permitirão responder a um objetivo ambiental, através da recolha e tratamento de todos os resíduos, mas também ao objetivo da sua valorização, que Sérgio Ávila considerou ser também uma “componente extremamente importante”.

 

Açores24horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here