Em dia internacional a Eurodeputada Patrão Neves exorta os jovens à participação cívica

No âmbito do Dia Internacional da Juventude, a Eurodeputada Patrão Neves fez questão de transmitir aos jovens uma mensagem de saudação e de esperança. “Saudação porque temos todos que enaltecer a população jovem, a sua criatividade, o seu dinamismo e idealismo, porque este é o dia deles, apesar de achar que nesta faixa etária, todos são os seus dias, tal a alegria e vontade de viver que apresentam. Esperança, porque apesar de termos as gerações jovens mais qualificadas de sempre, o Estado ainda não consegue tirar o máximo proveito destas capacidades e potencialidades, conferindo-lhes bons empregos, com boas remunerações, de modo a que estes sejam uma parte activa e integrante no desenvolvimento do país” referiu a Eurodeputada.

De facto, numa altura em que o desemprego jovem na nossa região atinge valores a rondar os 34% é urgente arranjar alternativas de modo a dar esperança a estas gerações. Segundo Patrão Neves “aconselho os jovens a conhecerem-se melhor, a perceberem qual ou quais as suas capacidades e tentarem potenciá-las através do empreendedorismo, da assunção de algum risco, de lutarem por uma realidade melhor. Ao mesmo tempo que lanço um alerta aos governos e às entidades para que promovam o emprego jovem, que aproveitem as características dos jovens para enriquecerem a política e as suas empresas, que lhes deem a capacidade de terem uma palavra a dizer sobre o seu futuro e de influenciarem as acções e decisões que a eles digam respeito ”.

A finalizar, Patrão Neves referiu ainda que “é acima de todos aos jovens que cabe a responsabilidade de contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. O deficit de participação cívica e do exercício de uma cidadania activa em todos os sectores da sociedade não pode continuar. Apelo portanto aos jovens para aumentarem a sua participação cívica, com o objectivo de uma cidadania plena, envolvendo-se nas mais diversas áreas desde o ambiente às organizações empresariais, passando pela área social, desportiva e também política. Não podem ficar à espera que os chamem, têm eles próprios que assumir este desígnio.”

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here