Em Fátima cairás na tentação

loja-gourmetAs peregrinações a Fátima podem ter outro sabor se for à “Paladares e Tentações”, loja gourmet com produtos e iguarias de todo o mundo. 

 

Se ali entrasse, a apresentadora Oprah Winfrey haveria de ter assunto para um dos seus próximos programas. Num canto discreto repousam os famosos sabonetes Claus, que são feitos no Porto e admirados no mundo inteiro. “A apresentadora é fã. Aconselha-os sempre no programa dela e fala muitas vezes disso”, conta Ana Maria Rodrigues, dona da “Paladares e Tentações”, uma nova loja gourmet que leva a Fátima mais turistas que peregrinos, mesmo que por aqueles lados uns e outros queiram dizer, muitas vezes, a mesma coisa.

Por estes dias, cheira a Natal naquele espaço onde apetece pecar. De um lado os prazeres do corpo (como os sabonetes genuinamente portugueses ou importados de outros países da Europa), do outro os da boca, a fazer jus ao nome da loja: há creme de vinho tinto, de moscatel do Douro, de vinho do Porto. Doce de abóbora-menina com amêndoas torradas. E uma variedade de compotas com assinatura “Casa da Prisca”, que a partir de Trancoso faz história no paladar de quem quiser.

“É verdade que aposto muito em produtos nacionais”, admite Ana Maria Rodrigues, sentada numa das mesas da cafetaria que acompanha a loja inaugurada há cerca de três anos. Atrás de si está uma vitrina com fatias de bolos caseiros, confeccionados a poucos metros dali. Àquela hora, quando o relógio dobra as cinco da tarde, é elementar acompanhar a conversa com um chá a gosto. Na chávena pode ter um Gorreana dos Açores ou uma qualquer tisana do mundo.

Porque o mundo gira em forma de iguaria por toda a parte da loja. E convivem lado a lado na mesma prateleira os coentros do Egipto, a canela de Madagáscar, a pimenta da Jamaica, os orégãos da Turquia, os cominhos da Síria. Depois os nossos presuntos abrem espaço para o foie gras, que ao lado de um salpicão curado em azeite está a postos para acompanhar alguma das especialidades que repousam na garrafeira.

O champanhe francês deverá ser um dos artigos mais conceituados da loja, mas ainda assim não é o mais caro. Essa honraria cabe a um Barca Velha, que custa 215 euros.

 

Mas desengane-se quem julga que por lá só encontra artigos para bolsos recheados. Ana Maria Rodrigues salienta que há, por exemplo, patês por pouco mais de um euro, que podem fazer a diferença à mesa de um jantar, quando a ideia é surpreender.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here