Empregabilidade dos Açorianos passa pela qualificação com abordagens inovadoras, afirma Duarte Freitas

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego salientou hoje, em Ponta Delgada, que preconiza uma qualificação profissional com impactos significativos na empregabilidade dos Açorianos através de “abordagens inovadoras”.

“O XIII Governo dos Açores aposta fortemente na formação e qualificação dos Açorianos através de abordagens inovadoras que tenham resultados concretos no aumento dos níveis de empregabilidade e no fortalecimento da competitividade das nossas empresas”, sublinhou Duarte Freitas.

O governante, que falava à margem de uma visita à APRODAZ, acompanhado pelo Diretor Regional de Qualificação Profissional de Emprego, defendeu o reforço do investimento no fomento de novas competências dos Açorianos, uma estratégia que passa pelo “reforço de parceria com as escolas profissionais e entidades formadoras da Região”.

O titular da pasta da Qualificação Profissional acredita que, através de uma articulação de proximidade com as escolas e entidades formadoras, é mais fácil “adequar a sua oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho, bem como incentivar o empreendedorismo”.

Segundo disse, e para além da implementação de um projeto piloto de incubadora de empresas nas escolas profissionais, o Governo dos Açores está “determinado na criação de condições que permitam impulsionar a qualificação dos açorianos, a sua realização profissional e pessoal, com reflexos na sua qualidade de vida”.

Duarte Freitas lembrou que o Executivo já aprovou diversas medidas de apoio às empresas, ao emprego, bem como à qualificação profissional, dando como exemplo a FORM.AÇORES, medida inovadora de qualificação e formação profissional de ativos e desempregados.

“É com os Açorianos que queremos criar desenvolvimento ainda mais sustentado da nossa Região”, frisou Duarte Freitas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here