Ensino recorrente vai acabar: ministra explica porquê

estudar-escola-educacaoAs aulas nocturnas nas escolas portuguesas têm os dias contados. Várias escolas vão deixar de formar turmas para o ensino recorrente.

 

O ministério da Educação fala em redução natural e progressiva de alunos à noite e explica que os estudantes estão a ser reencaminhados para programas como as novas oportunidades e os cursos de educação e formação para adultos.

A ministra da Educação explica porquê: «O ensino recorrente é uma modalidade que tem vindo a desaparecer naturalmente porque já vem de longa data e não se articulava com a vida de uma pessoa que trabalha. O que acontecia muitas vezes é que as pessoas inscreviam-se, iam desistindo e a taxa de conclusão é muito, muito pequena e gradualmente tem vindo a desaparecer».

A tutela não desmente que nos últimos anos tem existido uma orientação para as escolas. para que os alunos sejam informados destas alternativas. «Temos também de ter um certo equilíbrio e optimização de recursos e nesse sentido as pessoas estão a ser aconselhadas ¿ quando não é possível abrir uma turma porque não há alunos em número suficiente ¿ a optarem por outras formas de realizar o ensino secundário e têm sido formas que têm tido resultados muito positivos», disse.

Mesmo assim, os alunos que prefiram as aulas nocturnas, que no ano lectivo de 2008/2009 representavam cerca de 17 mil estudantes, vão ter agora um número reduzido de escolas com ensino recorrente.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here