Espaços TIC “humanizam a relação dos açorianos com a diáspora”, afirma José Contente

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou, esta tarde, na ilha Graciosa, dois espaços dedicados às novas tecnologias da informação e comunicação – Espaços TIC.

 

 

 

 

José Contente reuniu com os responsáveis dos espaços com o propósito de conhecer a realidade prática de cada um, nomeadamente quanto ao número médio de utilizadores, visita às instalações, projectos concretizados e a desenvolver e ainda o público-alvo.

 

 

 

Na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa – Espaço TIC das Pedras Brancas, na Luz, o governante tomou conhecimento do ponto de situação do projecto “Passaporte para as Novas Tecnologias, espaço TIC móvel, financiado pela Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, no valor de 60 mil euros.

 

 

 

Através do protocolo de cooperação estabelecido entre as duas entidades, a associação vai adquirir e adaptar um mini-autocarro, apetrechando-o com recursos informáticos e multimédia, que circulará por todas as localidades da ilha promovendo actividades de divulgação e formação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

 

 

O governante salientou o facto de o Governo Regional prestar grande atenção aos Espaços TIC, apoiados financeiramente todos os anos para garantirem a manutenção dos espaços, o equipamento e a oferta de formação. “Ficamos orgulhosos por confirmar que esta rede de informação e comunicação se densifica e chega a lugares, teoricamente, mais isolados, e chega também, em matéria de estratos etários, a diversas idades”, referiu.

 

 

 

José Contente visitou ainda as instalações do Núcleo Informático da Vitória, um espaço TIC inserido numa freguesia tipicamente rural, sedeado num edifício que alberga outras actividades de carácter social, como um ATL e um Centro de Idosos, principais utilizadores do equipamento informático disponível.

 

 

 

Á saída, o secretário regional salientou o facto de, na Graciosa, um dos vários centros de formação ser visitado e frequentado por idosos, além do grande número de crianças, afirmando que há cerca de uma vintena de idosos que recebe formação para usar as novas tecnologias e isso permite-lhes o contacto com familiares que vivem na diáspora.

 

 

 

Para o governante, a internet oferece a oportunidade, neste caso aos idosos, de manterem uma ponte com os EUA e Canadá, acrescentando que “aqui está mais um exemplo da utilidade do grande poder afectivo de uma tecnologia que supostamente até seria fria, mas não o é, porque através da comunicação entre os parentes dos EUA e os nossos idosos, os Açores estão mais perto e os açorianos estão mais perto do outro mundo”.

 

 

 

No biénio 2009/2010, o Governo Regional atribuirá 32 mil euros ao Núcleo Informático da Vitória e 24 mil euros ao das Pedras Brancas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here