Concluída primeira fase da operação de vacinação da população da ilha do Corvo

A operação de vacinação da população da ilha do Corvo contra a Covid-19 – 1ª dose, ficou concluída durante o dia de ontem, onde 306 pessoas foram vacinadas e onde outras duas serão vacinadas amanhã, por terem estado fora da ilha, somando assim 308.

Para o Diretor Regional da Saúde que acompanhou toda a operação no local, esta “foi um sucesso e decorreu sem qualquer percalço, graças ao sentido cívico da população e do empenho da Unidade de Saúde local, dos seus profissionais e dos que para cá se deslocaram para reforçar a equipa”.

Berto Cabral confirmou que a segunda toma ocorrerá a 10 e 11 de março, quando será repetida a operação, sendo deslocados para o Corvo o mesmo número de profissionais de saúde, para completarem o processo, com a inoculação da segunda dose da vacina às mesmas pessoas”.

O Diretor Regional da Saúde e os profissionais de saúde que se deslocaram de São Miguel para o Corvo, estão, entretanto, retidos naquela ilha, devido ao mau tempo, e até que as condições meteorológicas permitirem.

“É por isto tipo de circunstâncias – refere Berto Cabral – que a vacinação da população do Corvo foi uma iniciativa do governo regional que gerou consenso na Região. Não estamos em condições de correr riscos, tanto mais que a estação invernosa poderia ser um grave obstáculo, em caso de necessidade de alguma intervenção mais apurada”.

A Operação decorreu nos dias 17 e 18, dirigida pelo Delegado de Saúde na ilha, António Salgado, tendo como local de vacinação o pavilhão municipal do Corvo. Na mesma participaram dois enfermeiros da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, Sandro Melo e Hernâni Cabral, ambos com formação em suporte avançado de vida.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here