Estratégia original promove região na capital – Açores invadem Lisboa

Lisboa acordou ontem com um cenário diferente, com quatro praças da capital decoradas com elementos alusivos aos Açores, no âmbito de uma campanha para publicitar o turismo do arquipélago.
Entre os dias 19 e 25 de Janeiro, há vacas a pastar na Praça de Espanha, uma baleia a mergulhar no Saldanha, um campo de golfe nos Restauradores e hortenses na Praça de Entrecampos.
A animação integra-se numa campanha organizada pela consultora Brand Builders para a Associação de Turismo dos Açores, em vésperas da inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 21 a 25 de Janeiro, na FIL, em Lisboa.
Paulo Moura Mesquita, presidente executivo da Brand Builders, disse à Lusa que esta acção de campanha pretende, com menos dinheiro, gerar “maior notoriedade” da região dos Açores e dos produtos turísticos que tem para oferecer – desde a natureza, ao golfe ou ao ‘geochaching’ (espécie de caça ao tesouro com recurso a GPS).
Nos últimos 10 anos, a oferta de turismo nos Açores cresceu 15 por cento ao ano, enquanto a procura aumentou seis por cento ao ano, de acordo com dados fornecidos por Paulo Mesquita.
Actualmente o turismo nos Açores gera uma receita anual de 50 milhões de euros, valor que Paulo Mesquita acredita poder duplicar em três anos, apostando mais “no valor e não tanto no volume”, ou seja, fazendo com que cada turista gaste mais durante a sua estadia e não tanto centrar a acção em atrair um número muito maior de turistas.
Em 2007, o número de dormidas nos Açores totalizou 1,2 milhões, sendo a estadia média de cinco noites. A ilha mais procurada tem sido a de São Miguel.
A 22 de Janeiro, será divulgado o novo plano estratégico para a região de turismo dos Açores.
O Plano Estratégico do Turismo dos Açores inclui um plano de marketing e um plano de comunicação, que serão formalmente apresentados quinta-feira, dia 22 de Janeiro, dia da Região na BTL.
O programa da participação dos Açores na principal feira de turismo nacional inclui igualmente o lançamento do Guia Turismo na Natureza e de Aventura da ART-Associação Regional de Turismo e dos livros “Whale Watching” e “Angra do Heroísmo”.
O certame será ainda palco da apresentação do festival AngraJazz 2009 e das festas Sanjoaninas 2009, assim como de estudos do Observatório de Turismo.

 

in DiarioInsular

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here