Executivo garante apoios compensatórios para famílias com perdas de rendimento

O Governo dos Açores irá conceder “o devido apoio financeiro às famílias com perdas de rendimento, na sequência do encerramento das escolas e outras valências sociais na ilha de São Miguel”, garantiu esta sexta-feira, o Vice-Presidente do Governo, à saída de uma reunião com o Presidente da Câmara de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues.

“Qualquer família, seja do público, seja do privado, que tenha, comprovadamente, quebra de rendimento será, obviamente, compensada na diferença que tenha tido. É uma garantia que quero deixar a todas as famílias dos municípios atingidos na ilha de São Miguel”, frisou Artur Lima, referindo que haverá um “contacto permanente” entre a Vice-Presidência do Governo e as autarquias locais, de forma a “agilizar procedimentos”.

Esta medida de apoio às famílias, esclareceu o Vice-Presidente do Governo, será aplicada retroativamente à situação de Rabo de Peixe, destinando-se a “um dos educadores ou um dos pais” que tenha ficado em casa a cuidar dos filhos até aos 12 anos, em virtude do fecho de estabelecimentos de educação e ensino.

Lembrando a situação da cerca sanitária de Rabo de Peixe, o Vice-Presidente do Governo recordou que contactou o Governo da República, através de uma carta dirigida à Secretaria de Estado da Segurança Social, no sentido de se retomar o apoio excecional às famílias existente durante o ano escolar 2019/2020, tendo em conta a situação específica da Região com o encerramento de estabelecimentos de ensino durante o ano escolar 2020/2021.

“Até agora não obtivemos resposta”, afirmou Artur Lima, garantindo que o Executivo avançará com as verbas que tem disponíveis, para a concessão do apoio que as famílias precisam, em articulação com as autarquias, reafirmando que “uma das bandeiras do Programa do XIII Governo Regional é o primado da família como elemento essencial da sociedade”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here