“Exploração sustentável” de aquíferos evita intrusão salina

O investigador da Universidade dos Açores José Virgílio Cruz defendeu esta segunda-feira uma “exploração sustentável” dos recursos de água subterrânea para evitar o risco de intrusão salina nos sistemas aquíferos, uma problemática que disse afectar algumas ilhas.
“A problemática já afecta alguns furos de captação de água subterrânea, essencialmente nas ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa e alguns locais da Terceira e S. Miguel. É um problema que já se coloca há algumas décadas e que está relacionado com a sobre exploração dos aquíferos”, afirmou José Virgílio Cruz.

O investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores falava à margem da abertura do “XXI Salt Water Intrusion Meeting”, que se iniciou esta segunda-feira em Ponta Delgada e onde se vai debater a gestão de aquíferos costeiros, ameaçados pela intrusão salina.

Segundo o investigador, os aquíferos são alimentados a partir de chuva, sendo que os técnicos recomendam um determinado volume de captação, mas para “suprir carências da população” aqueles parâmetros “são por vezes ultrapassados”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here