Extensão Faial do Festival Cine’Eco deSeia arranca a 09 de março

Numa iniciativa conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA) e do Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), arranca no Faial, no próximo dia 9 de Março, a extensão da edição de 2016 deste Festival nos Açores.

Este ano “temos um arranque em grande”, com a exibição do filme vencedor do Grande Prémio Cine’Eco 2016 – A Suplicação – vozes para Chernobyl (La Supplication – voices for Chernobyl), de Pol Cruchten (Luxemburgo, 86’), garante a organização.

Para além desta longa-metragem, são apresentadas duas curtas sobre um tema sobre o qual muito se tem falado nos últimos tempos – A Central Nuclear de Almaraz levanta dúvidas relativamente à segurança (The Almaraz Nuclear Central put questions about the safeety), de Hugo Alcântara (Portugal, 2016, 8’49’’) e Central Nuclear de Almaraz: uma bomba atómica na margem do Tejo (Central Nuclear of Almaraz: an atomic bomb in Tagus riverside), de Dina Soares, Joana Bourgard e Rodrigo Machado (Portugal, 2016, 16’).

O Cine’Eco | Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente. Realiza-se em Seia anualmente, em Outubro, e de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do Município de Seia e procura promover novas ideias e ações através do audiovisual, para fazer refletir o público sobre as questões ambientais.

No Faial, depois deste arranque estão agendadas sessões semanais, com entrada livre, à quinta-feira, no auditório da BPARJJG, até ao dia 8 de Junho. Para a última sessão do Festival, que coincide com o Dia Mundial dos Oceanos, a organização programou uma sessão inteiramente dedicada ao Mar que contará com a presença de Mário Branquinho, diretor do Festival, e José Vieira Mendes, o seu programador.

A extensão do Cine’Eco|Seia – edição de 2016 nos Açores estende-se também à Terceira, de 07 de março a 02 de maio, e a São Miguel, de 17 de março a 09 de junho.

A programação detalhada para todas as ilhas está disponível em www.oma.pt (brevemente), e http://oma.centrosciencia.azores.gov.pt/, bem como na página do Facebook, em https://www.facebook.com/oma.acores/.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here