Fado é Património Imaterial da Humanidade

O fado foi hoje declarado pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura portuguesa foi considerada como exemplar pelos peritos da UNESCO e o fado torna-se assim a primeira expressão artística a ser declarada Património em Portugal.
 
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa, através da EGEAC/Museu do Fado, diz que “levou a cabo esta candidatura que envolveu a comunidade artística do FADO, congregou instituições e reuniu o consenso de todos os partidos políticos”. “A candidatura do FADO tornou-se uma causa nacional e a inclusão do fado no Património Cultural Imaterial é uma vitória de Portugal”.

O antigo presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, lançou a ideia de candidatar o fado a Património Imaterial da Humanidade e escolheu os fadistas Mariza e Carlos do Carmo para embaixadores da candidatura.

A candidatura foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Lisboa no dia 12 de Maio de 2010 e apresentada publicamente na Assembleia Municipal, no dia 1 de Junho, aclamada por todas as bancadas partidárias. No dia 28 de Junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO.

Em Agosto do ano passado, deu entrada na sede da organização, em Paris.

Depois de uma longa madrugada de espera no Museu do Fado para muitos fadistas, jornalistas e fãs, hoje o museu mantém as suas portas abertas até às 18h00 de hoje e repete o convite para as pessoas se juntarem nas celebrações.

Desde a manhã de ontem, segundo fonte oficial, já passaram pelo Museu do Fado mais de cinco mil pessoas.

 

 

RR

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here