Festas do Espírito Santo agora em Roteiro – “contributo para o conhecimento da história cultural e social dos Açores e do povo açoriano”

Foi anunciada hoje, na cidade da Horta, a criação do Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades, uma iniciativa que terá como plataforma um sítio na Internet.

O projeto, apresentado pelos diretores regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo,  disponibilizará informação histórica de cada festa, complementada com fotos e vídeos ilustrativos da sua realização e evolução ao longo dos anos, bem como os contactos das que se encontram em plena atividade e respetivas datas de celebração.

 Para o Diretor Regional das Comunidades, este é “mais um contributo para a afirmação da cultura açoriana nos domínios religioso e popular, enriquecendo, de igual modo, a portugalidade na sua vertente atlântica”. “O Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades compilará o que pode ser designado de verdadeiras expressões e manifestações de Açorianidade”, salientou Paulo Teves, adiantando que a divulgação de “tamanha riqueza” é também uma forma de “dar a conhecer os Açores e o seu povo ao mundo, não apenas o residente na área geográfica das ilhas, mas todo aquele que se estabeleceu nas comunidades da diáspora”. “Acreditamos que este projeto, para além de ser um importante contributo para o conhecimento da história cultural e social dos Açores e do povo açoriano, é uma justa homenagem a todos aqueles que, há séculos, na Região e na diáspora, têm mantido esta tradição, assente nos ideais de solidariedade e partilha, princípios que contribuem fortemente para a coesão da Região, das comunidades e das nossas gentes”, frisou.

Por sua vez, o Diretor Regional da Cultura sublinhou a importância da iniciativa, lembrando que ela surge numa altura em que o departamento que dirige está a ultimar a colocação na plataforma de um ficheiro, com preenchimento online, sobre o património imaterial dos Açores. “É fundamental que todo o património imaterial tenha como base a própria comunidade e a sociedade civil”, afirmou, acrescentando que, neste caso, o “Governo disponibiliza-se através deste roteiro ou, depois, através dos ficheiros do património imaterial, para concretizar aquilo que são as plataformas, para que as sociedades civis – as comunidades – introduzam os elementos que considerem importantes”. “Esta apreciação é feita por eles, obviamente nós limitar-nos-emos a coordenar para que a documentação e informação seja toda ela uniforme ao nível do site e para que tenha um tratamento, a posteriori, naquilo que é o roteiro do imaterial global”, referiu Nuno Lopes.  

Para o Diretor Regional do Turismo, a criação do Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades será uma forma de “diversificar a oferta atual e também de explorar esta vertente cultural e religiosa”, como “contributo para reduzir a sazonalidade” que caracteriza a atividade turística nos Açores. “Esta é uma iniciativa que para além de permitir diversificar a oferta turística existente em todas as ilhas dos Açores, também constitui uma forma de perpetuar junto das gerações mais novas as “tradições que marcam as nossas ilhas”, expôs João Bettencourt.

O projeto deverá avançar ainda no decorrer do primeiro semestre deste ano.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here