Fiéis pagam promessas de joelhos em volta do Campo de S.Francisco

santo-cristo-milagresCentenas de pessoas percorreram hoje de joelhos o empedrado do Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, nos Açores, como forma de pagamento de promessas ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.
São na grande maioria mulheres que cumprem anualmente, por ocasião das festas do Santo Cristo, as promessas à volta do Campo, mas há também cada vez mais homens.

Muitos dos fiéis optam por cumprir a promessa sozinhos, deixando transparecer nos rostos o grande esforço durante o percurso à volta do Campo.

Outros, com terços na mão ou com molhos de círios (velas), fazem o trajeto acompanhados por familiares ou por amigos, que caminham ao seu lado.

Todos os anos, voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa ajudam os fiéis no tratamento e limpeza das feridas nos joelhos e também nos pés.

Adriana Reis é uma das pessoas que anualmente recorre ao apoio da Cruz Vermelha depois de cumprir a sua promessa à volta do Campo.

“A primeira vez foi há dois anos, pelo meu marido e este ano a segunda vez pela minha filha que teve um bebé”, confessou à Lusa, visivelmente emocionada, salientando que “a fé no Senhor Santo Cristo supera a dor e as feridas nos joelhos”.

Ainda hoje, os devotos voltam a percorrer o Campo de S. Francisco, desta vez incorporados na procissão da mudança da imagem do Santo Cristo dos Milagres do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa.

No cortejo da tarde de hoje, que percorre o Campo de São Francisco, os devotos seguem, com molhos de círios às costas e alguns com crianças, a imagem do Senhor Santo Cristo, pedindo ajuda para situações difíceis.

O ponto alto das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a procissão, que se realiza desde 1700 no quinto domingo depois da Páscoa, num trajeto que percorre as ruas da cidade com a imagem do “Ecce Homo”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here