Fórum de desenvolvimento económico dinamiza projetos em 10 freguesias de Ponta Delgada

Um fórum de desenvolvimento económico vai percorrer até novembro 10 freguesias do meio rural de Ponta Delgada, em S. Miguel, nos Açores, para dinamizar novos projetos locais e potenciar a criação de novos postos de trabalho.

“É a primeira vez que acontece este tipo de iniciativa com esta dimensão, conjugando esforços de 15 entidades para levar às populações uma informação esclarecida sobre apoios nos sistemas de incentivos”, afirmou José Andrade, presidente da Associação Regional para o Desenvolvimento (ARDE), que promove a iniciativa.

O Fórum Local de Desenvolvimento Económico tem como principais parceiros a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores e a cooperativa de economia solidária Cresaçor, frisando José Andrade que a iniciativa se justifica “numa altura em que as pessoas estão com dificuldades maiores em função da atual situação financeira”.

“Pretendemos incentivar e avaliar investimentos locais e proporcionar novas oportunidades de emprego, dando a conhecer os apoios disponíveis junto dos agentes locais, desde particulares a empresas, associações e cooperativas”, frisou o presidente da ARDE, apontando como exemplos de projetos locais a adaptação de casas de campo para turismo rural, a modernização de oficinas de mecânica ou a criação de microempresas.

Os projetos locais realizados desde 1995 com o apoio da ARDE, no âmbito do programa comunitário Leader, nos concelhos de Ponta Delgada (S. Miguel) e Vila do Porto (Santa Maria) envolveram um investimento global superior a 11 milhões de euros e permitiram criar 123 postos de trabalho.

“Os apoios continuam disponíveis até 31 de dezembro de 2013, no montante de 3,3 milhões de euros para projetos de diversificação da economia e criação de emprego em meio rural e melhoria de qualidade de vida nas zonas rurais”, salientou José Andrade.

Os apoios são concedidos sob a forma de subsídios não reembolsáveis, comparticipados em 85% pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e em 15% pelo orçamento da região.

O Fórum Local de Desenvolvimento Económico vai realizar workshops nas freguesias dos Arrifes, Fajã de Cima, Mosteiros, Ginetes, Remédios, Santo António, Candelária, Livramento, Fenais da Luz e S. Vicente Ferreira, estando o primeiro marcado para 25 de janeiro.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here