Geotermia na Terceira é “um projecto político falhado”

O PSD/Terceira considerou hoje que a captação de energia geotérmica na ilha “é um projecto politicamente falhado”, acusando o governo regional “de múltiplos e mediáticos anúncios sobre o início da produção, não tendo em conta o normal andamento de um projecto que é minucioso e que requer pesquisa e estudo”, disse o líder dos social-democratas locais, António Ventura.

“A irresponsabilidade está no contraste do que é o normal funcionamento de um projecto desta natureza e as declarações políticas que foram sendo feitas sobre o mesmo, criando enormes expectativas a todos os terceirenses sobre uma eventual produção de energia geotérmica, que hoje ainda não acontece”, referiu após uma visita ao empreendimento da Geoterceira, localizado na zona do Pico da Bagacina.

“O facto é que o projecto se encontra sem data de início de produção e, possivelmente, sem garantias de investimento, o que para além de uma grande preocupação comprova a grande irresponsabilidade do governo regional nos sucessivos anúncios do inicio dessa produção, quase parecendo que nem estava inteirado do que se passava no terreno”, sublinhou o social-democrata.

“Em 2000 iniciaram-se os primeiros estudos do projecto, tendo o governo anunciado para 2006 a produção de energia geotérmica na ilha Terceira, vindo mais tarde a anunciar a construção da central geotérmica para 2009. Depois passou esse passo do projecto para 2011, e a verdade é que agora não há data para o início dos trabalhos da sua construção”, lembrou Ventura.

“Nos tempos que correm, a riqueza de uma região ou de uma ilha também se mede pela sua capacidade de produzir energia, pelo que se lamenta esta actuação ligeira por parte das entidades competentes, pondo em causa o trabalho de quem está no terreno, e até descredibilizando um projecto que se reveste da maior importância”, concluiu o líder do PSD/Terceira.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here