Governador do Rio Grande do Sul aceita convite para visitar os Açores

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, convidou o Governador do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a visitar a Região, havendo já a certeza de que o mais alto representante do povo gaúcho pretende concretizar a visita até final do primeiro trimestre do próximo ano.

O convite para a visita foi entregue pelo Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, que se encontra em Porto Alegre, em representação do Governo açoriano, para assistir, a convite do Governo rio-grandense, a uma manifestação cultural evocativa dos 260 anos do povoamento do território gaúcho por casais oriundos dos Açores.

“Esta será a primeira vez que um Governador do Estado do Rio Grande do Sul visita os Açores”, frisou Rodrigo Oliveira, no final de um encontro com Tarso Genro, que teve lugar no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
 Para o governante açoriano, “sendo certo que este importante estado do Brasil, com mais de 11 milhões de habitantes, tem uma grande consideração pelo legado açoriano dos povoadores que aqui chegaram há mais de 260 anos, esta visita do Governador Tarso Genro terá assim um alto valor histórico”.

Para o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, esta visita constituirá não só “um símbolo da união e da proximidade entre dois povos irmãos, o açoriano e o gaúcho”, mas também uma prova inequívoca do “bom estado” das relações políticas e institucionais que vêm sendo incrementadas pelas duas partes, sobretudo através do “desenvolvimento recente das relações de cooperação entre os dois povos”.

Tarso Fernando Herz Genro, 66 anos, jurista de formação e um dos mais importantes políticos do Brasil, é filiado no Partido dos Trabalhadores (PT), que chegou a presidir, e governa o Rio Grande do Sul desde 2010, ano em que foi eleito para o cargo.

Ao serviço da causa pública rio-grandense desde 1868, foi vereador na cidade de Santa Maria e prefeito da capital do estado, Porto Alegre, em dois mandatos que ficaram marcados pela experiência de participação popular na gestão municipal que introduziu e desenvolveu, a qual ficou conhecida como Orçamento Participativo.

Tarso Genro foi também Ministro da Educação, Ministro da Articulação Política e Ministro da Justiça em governos brasileiros presididos por Lula da Silva, e publicou vários livros sobre Direito do Trabalho, Política e Literatura.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here