Governo “ignora sinais” de aumento da pobreza nos Açores

O PSD/Açores considerou hoje que as propostas de Plano e Orçamento do governo regional para 2010 “ignoram os sinais” de aumento da pobreza na Região, que atinge já mais de 60 mil açorianos.

“Um estudo publicado no Boletim Económico de Primavera, deste ano de 2009, do Banco de Portugal, coloca os Açores nos mais altos patamares da taxa de pobreza. Situando na ordem de um quarto da população residente no arquipélago como sendo pobre. Mais de 60 mil Açorianos são pobres. É uma vergonha”, afirmou o deputado social-democrata João Costa, na Assembleia Legislativa dos Açores, durante o debate do Plano e Orçamento para 2010.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que as propostas governamentais para o próximo ano “ignoram, mais uma vez, aquilo que cada vez mais açorianos sentem”, considerando que para o executivo socialista “os pobres são uma fonte de votos de um eleitorado vulnerável”.

“Temos os mais baixos salários, a maior taxa de incidência de Rendimento Social de Inserção por habitante, e, como se vai percebendo, temos um aumento da pobreza nos Açores”, referiu.

João Costa realçou que os açorianos “estão mais pobres e cada vez têm mais dificuldade em enfrentar o seu dia-a-dia”, embora o governo e a bancada do PS “continuem a não querer assumir as dificuldades, tal a impotência para inverter esta tendência empobrecedora das famílias açorianas”.

“Nesta constante obsessão, que alimentam de ano para ano, para negar esta evidência, o PS e o governo ignoram os sinais da gravidade desta situação, que resultam, quer da análise dos indicadores existentes, quer da revelação de preocupações por parte das organizações não governamentais”, afirmou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here