Governo aprova contratação de mais um médico para a Graciosa

O Governo dos Açores aprovou 21 medidas relacionadas com a Graciosa, entre as quais a contratação de mais um médico para a ilha e verbas para fazer face a prejuízos causados pelo mau tempo e para equipamentos sociais.
 

Estas 21 medidas foram aprovadas na segunda-feira à noite pelo Conselho do Governo, reunido na Graciosa no âmbito da visita estatutária à ilha.

No comunicado do Conselho do Governo hoje divulgado, lê-se que o Executivo regional decidiu “reforçar o número de médicos na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa através da contratação de mais um clínico”, o que possibilitará “uma cobertura mais alargada da população” e o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente.

O Governo Regional autorizou ainda a abertura de um concurso para a contratação do segundo fisioterapeuta da ilha.

A Graciosa é uma das ilhas dos Açores com problemas na fixação de médicos de família, tendo neste momento apenas um clínico do quadro da unidade de saúde. Os restantes três são contratados a prazo.

O Governo Açoriano desbloqueou também verbas destinadas a reparar infraestruturas afetadas pelo mau tempo de março como as piscinas do Carapacho, os pontões flutuantes do porto de pesca da Praia da Graciosa ou 15 quilómetros de caminhos rurais e florestais.

Na reunião de segunda-feira, o Conselho do Governo destinou ainda dinheiro para a recuperação e manutenção de equipamentos como lares de idosos, juntas de freguesia ou centros sociais e paroquiais, entre outros.

Por outro lado, o executivo açoriano decidiu “homologar a decisão de aprovação para a ilha Graciosa de cerca de uma centena de candidaturas no âmbito de diversas medidas de promoção de emprego”, distribuídas por seis programas de incentivos à contratação de trabalhadores por empresas e outras entidades.

Neste conjunto de 21 medidas há ainda o início “dos procedimentos com vista à ampliação do sistema de monotorização, alerta e alarme para a segurança dos visitantes da Furna do Enxofre”, um dos ex-libris da Graciosa.

O Governo Regional decidiu ainda lançar “Um programa de promoção da Reserva da Biosfera na ilha Graciosa, tendo em vista o reforço da mensagem de promoção dos Açores como região ambientalmente sustentável”.

O comunicado do Conselho do Governo dos Açores refere ainda, entre outras decisões, a atribuição de apoios a associações culturais e turísticas da Graciosa.

O Governo dos Açores termina hoje uma visita à Graciosa, tal como exige o Estatuto Político-Administrativo da região.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here