Governo cede equipamento militar para comunicações nos Açores

O património militar localizado nos Açores vai ser posto ao serviço da população para facilitar a comunicação entre terra e navios militares, na sequência de um protocolo assinado quinta-feira pelo ministério da Defesa Nacional e o Governo Regional.

O protocolo de cedência de infra-estruturas, que será acompanhado por um memorando de entendimento entre as partes visa estabelecer uma parceria para “preservar, valorizar e rentabilizar património militar, localizado na Região Autónoma dos Açores mas afecto ao ministério da Defesa Nacional”, colocando o mesmo “ao serviço das populações das cidades de Angra do Heroísmo, da Horta e de Ponta Delgada”, referiu hoje o ministério, em comunicado.

 

 

Os documentos são “um passo essencial” para a futura infra-estrutura de Comunicações Navais nos Açores, uma plataforma de comunicações via rádio “indispensável para a comunicação entre terra e os navios militares”, acrescentou.

 

O equipamento, co-financiado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), vai contribuir para a “melhoria do desempenho operacional” dos navios da guarnição do arquipélago.

 

Os documentos serão assinados pelo secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, e pelo secretário regional da Presidência do Governo Regional dos Açores, André Bradford, na sede do ministério da Defesa Nacional.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here