Governo confirma campanha de promoção turística nas escolas

O Governo dos Açores confirmou hoje ter contratado uma campanha de promoção turística dirigida às escolas do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo de Lisboa e do Porto, frisando que as crianças têm grande influência nas decisões familiares.

“O escalão etário a que esta campanha se destina é considerado, por qualquer manual de marketing comercial, de grande influência nas decisões de compra das famílias”, refere a resposta do executivo ao requerimento apresentado pelo CDS/PP na Assembleia Legislativa dos Açores.

Neste documento, o executivo regional salienta ainda que “a estratégia comunicacional prevê a criação de conteúdos pedagógicos adaptados aos escalões etários, visitas a escolas, envolvendo os pais e a comunidade educativa, precisamente com o objetivo de potenciar o desejo de dar a conhecer o destino Açores”.

O Governo dos Açores refere ainda que a opção pelas escolas de Lisboa e do Porto se deve ao facto de serem “os dois maiores centros populacionais do país e por, devido às limitações orçamentais conhecidas, não ser possível alargar esta campanha a mais distritos”.

Relativamente às dúvidas levantadas pelo CDS/PP sobre a empresa a quem foi adjudicada a campanha, o executivo lamenta o desconhecimento do partido e recorda que foi a mesma empresa responsável pelo desenvolvimento de diversas campanhas para o Turismo dos Açores.

Entre essas campanhas, destaca “a simulação, em diversas praças de Lisboa, de diferentes paisagens dos Açores, como a célebre ação de colocação de uma pastagem típica açoriana na Praça de Espanha ou a projeção de imagens dos Açores em vários monumentos da capital”.

Na semana passada, o CDS/PP questionou o Governo dos Açores sobre o ajuste direto desta campanha promocional, que considerou ser “uma afetação de recursos públicos de efeito duvidoso e nulo”.

Num requerimento assinado por Artur Lima, líder parlamentar do CDS/PP nos Açores, o partido questionava “quais os objetivos que se pretendem alcançar com o contrato realizado”, mas também “qual o público-alvo da campanha”.

O CDS/PP pretendia ainda saber “quais as razões para realizar uma campanha de marketing nas escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, quais as razões para escolher apenas aquelas as cidades de Lisboa e Porto, quais os critérios que presidiram à seleção das escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo nas cidades de Porto e Lisboa e quem é o responsável por essa seleção”.

 

Lusa

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