Governo continua “sem resolver” problema de agitação marítima na marina de Ponta Delgada

O PSD/Açores denunciou hoje que o governo regional continua “sem cumprir” a promessa de resolver o problema do aumento da agitação marítima na marina de Ponta Delgada, que resultou da “deficiente avaliação” do impacto da construção das Portas do Mar.

“Dois anos e meio é tempo mais do que suficiente para cumprir as promessas feitas para a resolução dos inúmeros problemas originados por uma deficiente avaliação do impacto da construção das Portas do Mar na agitação marítima”, afirmou o deputado social-democrata Jorge Macedo, em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que o “forte aumento” da agitação marítima “tem consequência direta na fadiga dos pontos de amarração, desgaste e segurança das embarcações lá atracadas”.

Jorge Macedo referiu igualmente que na nova marina das Portas do Mar, apesar da proteção entretanto colocada, a agitação marítima também se mantém, “o que provoca enorme desgaste das embarcações e prejuízos que já provocaram inúmeras queixas dos utilizadores”.

“Registe-se a muito fraca ocupação desta nova marina, o que deriva fundamentalmente das insuficientes condições de segurança para as embarcações lá estacionadas”, frisou.

O deputado social-democrata alertou ainda para a inexistência de uma zona de estacionamento em terra para as embarcações que utilizam a nova marina, o que faz com que a zona usada atualmente, junto ao Clube Naval de Ponta Delgada, esteja “completamente lotada”.

“Numa situação de ondulação que provoque o ‘galgamento’ do molhe da antiga marina nem as embarcações lá varadas estão em segurança, como aconteceu na semana passada, provocando prejuízos e obrigando à deslocação de algumas delas para a zona paralela à avenida marginal”, disse.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here