Governo da Colúmbia Britânica, Canadá, “muito satisfeito” com homenagem a pioneiro, natural da ilha do Pico

O Governo da Columbia Britânica, no Canadá, está “muito satisfeito” com a homenagem em Vancouver ao pioneiro português Joe Silvey e às suas duas esposas nativas, em memória da tolerância étnica.

“Como primeira-ministra da Colúmbia Britânica, estou muito satisfeita com a autorização concedida por parte da comissão que gere o Stanley Park, que assim permitiu a localização do monumento de homenagem a Joe Silvey no local”, disse Christy Clark à Lusa.

Segundo alguns historiadores, o baleeiro açoriano, natural da ilha do Pico, chegou à Columbia Britânica por volta de 1860, onde casou com duas nativas, e teve 11 filhos, contribuindo para o desenvolvimento da região e para a tolerância étnica.

Cerca de 150 anos depois, os seus descendentes perfazem já perto de um milhar de pessoas na costa oeste. Joe Silvey, além de ensinar os indígenas a fazer redes para apanhar o peixe, obteve a primeira licença de pesca naquela província, abriu um dos primeiros bares (Saloons) e uma loja com material para os mineiros, em Gastown, onde se localiza Vancouver.

O monumento será inaugurado no próximo dia 28 de setembro e está a ser construído pelo bisneto de Silvey, Luke Marston. A obra terá cerca de quatro metros de altura com uma estátua de bronze de Silvey e outras duas de madeira, representando as esposas nativas do pescador português. 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here