Governo desafia empresas de transporte colectivo a reduzir tarifas

 

contenteO secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos desafiou, hoje, as empresas de transporte colectivos de passageiros açorianas a introduzirem tarifas mais baixas, sobretudo nos passes sociais e inter-modais, e a renovarem as suas frota com autocarros híbridos, mais amigos do ambiente.

 

 

Na assinatura dos contratos de concessão de incentivos financeiros ao abrigo do Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros (SIRIART), José Contente defendeu uma tabela de preços mais atractiva para as famílias.

 

 

“Fica aqui o desafio às empresas para que, juntamente com o Governo, consigamos melhor tarifários e também que pensemos nos horários para dar ainda melhor atractividade e competitividade a esta actividade que muito bem desempenham e, assim, aliviar as famílias dessa factura ao final do mês”, referiu.

 

 

O Governante apontou a reconversão dos preços como uma das prioridades para a actual legislatura no domínio do serviço público de transporte colectivo, a par da introdução de viaturas híbridas que, de algum modo, traduzam a uma nova postura perante o meio ambiente, fundamental para que a Região avance para um novo patamar de serviços, com menores emissões e menores gastos de combustíveis.

 

 

José Contente garantiu o apoio do Executivo à implementação do programa de aquisição de viaturas híbridas que, a pouco e pouco, “terão que fazer parte da frota do transporte colectivo de passageiros”.

 

 

No quadro dos seis contratos de concessão de incentivos financeiros ao abrigo do SIRIART, o Executivo vai apoiar a aquisição de 20 autocarros de transporte colectivo regular de passageiros, de três sistemas de informação para transportes públicos, de dois equipamentos informáticos de gestão de frotas e circuitos e de três equipamentos de emissão e venda automática de bilhetes.

 

 

Desde 2000, o programa SIRIART já financiou a aquisição de 172 novos autocarros.

 

 

Os investimentos hoje contratualizados envolvem um montante de dois milhões de euros, distribuídos pelas empresas Varela & C.ª Lda., Auto Viação Micaelense, Caetano Raposo e Pereiras Lda., Empresa de Viação Terceirense Lda., a empresa faialense Farias Lda., e ainda a Empresa de Viação do Pico Cristiano Lda.

 

 

Além de representar um financiamento público perante o esforço financeiro das empresas de transporte de passageiros, o SIRIART pretende essencialmente contribuir para a redução de impactos noviços ao meio ambiente, através da redução de emissão de gases, e representa, simultaneamente, uma poupança real em matéria de combustíveis para os transportadores, através da aquisição de viaturas mais eficientes energeticamente.

 

 

“Naturalmente que a segurança está reforçada com novas viaturas. As taxas de emissão de monóxido de carbono para a atmosfera significam uma diminuição superior a seis vezes àquilo que acontecia se nós tivéssemos com os autocarros antigos”, referiu José Contente.

 

 

Ao sublinhar a qualidade e eficiência dos transportes colectivos da Região, o governante insistiu na ideia de que, quer por via do preço dos combustíveis ser mais baixo na Região, quer por via do menor consumo de combustíveis, “há uma poupança efectiva para as empresas com estas aquisições”.

 

 

A poupança em combustíveis pode representar, anualmente nos Açores, um montante de 600 a 700 mil euros no conjunto das viaturas já disponíveis. Cumulativamente, essa redução implica, por outro lado, um decréscimo da factura energética dos Açores, considerou.

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