Governo dos Açores assegura apoio à LactoPico em solução que garanta sustentabi​lidade

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, assegurou hoje apoio à cooperativa LactoPico, que está em dificuldades financeiras, para encontrar uma solução que permita a sua viabilidade e sustentabilidade.
“O Governo está disponível para ajudar a LactoPico em todos os investimentos que garantam ou reforcem a sustentabilidade da cooperativa e desta indústria”, afirmou Vasco Cordeiro, citado num comunicado do governo açoriano.
Vasco Cordeiro reuniu-se hoje com os órgãos sociais da LactoPico e com produtores de leite da ilha do Pico, informa o mesmo comunicado, confirmando uma notícia adiantada pela Antena1/Açores.
“Há várias hipóteses que estão em cima da mesa a serem analisadas, mas o caminho que a LactoPico deve seguir no futuro é uma decisão dos associados e dos órgãos sociais da LactoPico. O Governo cá está e cá estará para apoiar e para ajudar a solução que garanta o resultado que todos pretendemos. Ajudará na análise técnica da viabilidade e da eficácia das várias soluções, mas a decisão é da LactoPico”, afirmou.
No mesmo comunicado, o Governo Regional reitera aquilo que Vasco Cordeiro tem dito em relação à LactoPico e a outras cooperativas com problemas financeiros: o executivo “não está disponível para passar um cheque para pagar dívidas passadas, mas sim para, em conjunto com a cooperativa e com os produtores, apoiar a solução que garanta que esta indústria tem condições para trabalhar e realizar os recursos que lhe permitam cumprir com os seus compromissos”.
“Até final do mês haverá um encontro que permitirá a apresentação de dados técnicos quanto às várias possibilidades a seguir e, nessa altura, os associados dirão o que querem e o Governo assumirá o que foi sempre o seu compromisso”, acrescenta a mesma nota.
Na semana passada, foi divulgado publicamente que um grupo de produtores de leite fez chegar ao presidente do Governo Regional um abaixo-assinado com um pedido de ajuda por causa da situação da cooperativa.
A 22 de fevereiro, o Governo dos Açores tinha anunciado um acordo com a LactoPico em relação a um plano estratégico de recuperação financeira da cooperativa, a executar em quatro anos. O protocolo previa libertação de verbas para responder aos encargos da cooperativa com os fornecedores e acesso imediato a um financiamento de 500 mil euros junto de uma instituição financeira e a garantia da renegociação da dívida da LactoPico para um prazo de 20 anos.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here