Governo dos Açores introduz exames de Matemática e Português no 4.º ano

O Governo dos Açores anunciou hoje a introdução dos exames no 4.º ano do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e Matemática que passarão também a ter avaliação quantitativa, numa escala de 1 a 5.

“O que apresentamos hoje e será publicado por estes dias é uma portaria que vem introduzir profundas alterações no processo de avaliação do Ensino Básico e que vai produzir efeitos imediatos”, afirmou o secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, em declarações aos jornalistas.

Luiz Fagundes Duarte falava após uma visita à Escola Básica Integrada de Lagoa, S.Miguel, acrescentando que uma das novidades é a introdução das provas finais nacionais do 4.º ano, nas disciplinas de Português e de Matemática, passando a avaliação sumativa, neste ano terminal de ciclo, a integrar uma componente externa, à semelhança do que já se verifica nos 6.º e 9.º anos de escolaridade.

“Entendemos que a autonomia não tem que ser forçosamente um gueto e faz todos o sentido que as nossas crianças estejam em condições de igualdade de oportunidades com os seus colegas do resto do país”, frisou o titular pela pasta da Educação nos Açores.

As alterações passam também pela introdução de uma escala de 1 a 5 na avaliação sumativa interna do 4.º ano de escolaridade, em Português e de Matemática para “unificar com o resto do país as classificações quantitativas e não apenas qualitativas como acontecia”, segundo o secretário.

Luis Fagundes Duarte referiu que se “alteram também os critérios de progressão no ano terminal do 1.º ciclo”, explicando que “o aluno que obtiver classificação final igual ou superior a 3 nas áreas disciplinares de Português e Matemática ou uma classificação igual ou superior a 3 a Português ou a Matemática e satisfação nas áreas de Estudo do Meio e de Expressão é aprovado”.

O Governo dos Açores cria também a possibilidade de os alunos do 4.º ano, que não obtiveram aprovação no final do ano letivo, poderem ainda concluir o respetivo ciclo através de provas de equivalência à frequência, a realizar em julho, de Português e de Matemática e ainda Estudo do Meio.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here