Governo dos Açores participa no I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, participa sábado no I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa, que se realiza na cidade do Porto.

A participação do Governo dos Açores neste encontro visa transmitir a importância da Diáspora Açoriana no todo nacional e manifestar a sua satisfação por ver reforçada a ideia central da atuação governamental e o trabalho que tem sido desenvolvido na Região, com um reconhecimento cada vez maior da diáspora e uma estratégia de trabalho em rede, em forte articulação com as estruturas públicas.

A iniciativa, que decorre sob o lema ‘Por uma visão estratégica partilhada’, visa reunir e colocar em interação representantes das Redes da Diáspora Portuguesa enquanto agentes particularmente ativos nas comunidades dos países de acolhimento e nas comunidades de origem.

Deste modo, pretende-se proceder a uma reflexão alargada sobre o trabalho que tem vindo a ser realizado e adotar uma abordagem prospetiva para o futuro, reforçando as redes de contacto e o apoio mútuo dos vários grupos da diáspora.

Reconhecer e divulgar o valor das várias redes da diáspora em todas as suas geografias e formatos institucionais e valorizar a sua função enquanto elementos de integração de Portugal no mundo é também um dos objetivos deste evento, que reúne representantes da diáspora em áreas como o associativismo, os lusos eleitos, os conselheiros das comunidades, os órgãos de comunicação social, os empreendedores e os investigadores universitários.

Na sessão de abertura participam o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e ainda a Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco.

A conferência de abertura está a cargo do Arcebispo D. José Tolentino de Mendonça, responsável pela Biblioteca do Vaticano e também poeta.

A segunda parte do Congresso, que decorre durante a tarde, é composta por um conjunto de painéis temáticos sobre as redes da diáspora portuguesa, nomeadamente sobre associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento, cidadania, apoio local e comunicação social.

Os trabalhos encerram com as intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro e do Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here