Governo dos Açores reafirma querer rever obrigações de serviço público para baixar tarifas

O Governo dos Açores reafirmou hoje a intenção de rever as obrigações de serviço público para baixar o preço das ligações aéreas com o continente, lamentando que o Executivo nacional “ainda não tenha percebido” essa intenção.

“Não queremos o aumento das comparticipações financeiras, mas flexibilizar o modelo sem aumentar os encargos do Estado”, afirmou Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava em Ponta Delgada na apresentação das novas rotas da SATA, revelou que o Executivo açoriano tenciona divulgar em breve o que propõe sobre esta matéria.

“É importante que as pessoas saibam o que queremos apresentar”, frisou, salientando que o Governo dos Açores continua a aguardar que o ministério da Economia indique um interlocutor para iniciar as negociações para a revisão das obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o continente.

“É possível garantir preços mais baixos”, assegurou, considerando ser “uma pena que o Governo da República ainda não tenha percebido” o que pretende o Executivo açoriano.

Vasco Cordeiro frisou que as autoridades regionais têm “consciência da conjuntura financeira e económica do país, mas acreditam que é possível alterar as obrigações de serviço público sem aumentar os encargos do Estado”.

Nesse sentido, recordou que este processo apenas pode ser desencadeado pelo Governo português junto da União Europeia.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here