Governo investe 50 milhões de euros para dinamizar o sector da construção civil

acordo 

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai consignar e adjudicar, este mês, oito obras, no valor de 800 mil euros.

 

 

A realização desses empreendimentos foi anunciada pelo secretário do sector Secretário na cerimónia de assinatura, hoje em Ponta Delgada,  de um contrato para a empreitada de beneficiação do pavimento nos troços da estrada regional 4-1ª, em São Vicente Ferreira, e na estrada regional de ligação às Capelas,  na ilha de S. Miguel.

 

 

José Contente indicou também que, em Abril, serão lançadas outros 18 empreendimentos, considerando este investimento público, no montante global de dois milhões de euros, “o início de um novo ciclo em obras públicas, em matéria de estradas regionais, que vai dar um novo impulso à construção civil nos Açores”.

 

 

O governante realçou que com este investimento público são dadas mais garantias para a estabilidade de um  sector estratégico para o crescimento e desenvolvimento da economia açoriana.

 

“Sempre fomos um Governo de combate para situações de crise ou para situações menos favoráveis. Cá estamos, mais uma vez, com confiança redobrada, a dizer aos empresários da construção civil que temos um plano de investimentos seguro, previsível, e que vai manter este sector em saúde, como tem acontecido ao longo da última década”, referiu.

 

 

José Contente sublinhou, ainda, que é pretensão do Executivo avançar com obras fundamentais para a garantia de que o sector da construção civil vai, desta forma, reiniciar a actividade, mesmo antes do Plano Anual de Investimentos estar em vigor.

 

 

Para o ano de 2009 está previsto, só em empreitadas nas estradas regionais, um investimento no valor de 50 milhões de euros, que “contribuirá para a boa saúde da construção civil e para o desenvolvimento e segurança dos açorianos”, considerou.

 

 

Anunciou, igualmente, a intenção do Governo  dearrancar, a curto prazo, com outra grande obra pública estruturante para o desenvolvimento local, a variante a Rabo de Peixe, já adjudicada a empresas regionais que “souberam, em boa hora, estabelecer parcerias, factor fundamental para que as nossas empresas tenham força nos Açores”.

 

 

A empreitada de beneficiação do pavimento nos troços da estrada regional 4-1ª, em São Vicente Ferreira, e na estrada regional de ligação às Capelas, no concelho de Ponta Delgada, adjudicada à empresa Marques S.A., arranca também em breve.

 

 

A obra consiste na reparação do pavimento danificado em vários troços da estrada regional, numa extensão total de 5,5 quilómetros, de modo a repor as condições normais do pavimento, permitindo a circulação nas adequadas condições de conforto e segurança.

 

 

A intervenção prevê a substituição da camada de desgaste nos troços degradados, mediante a sua fresagem e a aplicação de nova camada de desgaste, além da respectiva reposição da sinalização horizontal.

 

No valor de cerca de 405 mil euros, a empreitada tem um prazo de execução de dois meses.

 

 

O governante referiu ainda que o conjunto de obras públicas programado pelo seu departamento traduz-se no arranque de uma nova legislatura marcada pela confiança e aposta num sector que emprega 19 mil trabalhadores e que tem um peso específico na economia regional que é significativo.

 

 

“Garantimos que as obras que são adjudicadas são para se fazerem e para se pagarem, e este deve ser o entendimento de todas as entidades públicas dos Açores. É assim que se defende o sector da construção civil e a economia açoriana”,  disse.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here