Governo quer defender competitividade do Aeroporto de Santa Maria depois da privatização da ANA

santa-mariaO Governo Regional dos Açores assegurou hoje que vai defender a competitividade do Aeroporto de Santa Maria, salvaguardando as taxas a praticar e o horário de funcionamento no quadro da privatização da ANA, empresa que gere os aeroportos nacionais.

A garantia foi dada durante a reunião do Conselho de Ilha de Santa Maria, realizada no quadro da visita oficial do executivo regional, a primeira que decorre na actual legislatura.

 

Na resposta à questão levantada pelo Conselho de Ilha, Carlos César, presidente do executivo regional, assegurou que serão salvaguardadas as taxas a praticar no futuro, tendo em vista garantir a competitividade do aeroporto, além da manutenção do actual horário de funcionamento durante 24 horas por dia.

 

Na longa e exaustiva lista que questões colocadas ao governo, merece ainda especial referência a obra do Cais de Ferrys e do Porto de Recreio, que o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, assegurou estarem “a decorrer em bom ritmo”, estimando-se a sua conclusão no prazo previsto.

 

Vasco Cordeiro rejeitou, no entanto, a pretensão de se instalar um piloto a tempo inteiro no Porto de Vila do Porto, alegando que a sua ausência nunca criou problemas, tendo também recusado a necessidade de duplicar a frequência do transporte marítimo de mercadorias.

 

Segundo o secretário regional, a capacidade de carga disponibilizada pelo barco quinzenal, não tem sido utilizada em pleno, pelo que não se justifica uma periodicidade semanal.

 

Na área social, também foi rejeitada a pretensão do Conselho de Ilha de ver construído um edifício de raiz para o Centro de Acolhimento Temporário para Jovens e Crianças em Risco, tendo o governo alegado que as actuais instalações servem as necessidades existentes.

 

Pelo contrário, foi considerada “prioritária” a criação de uma creche, tendo sido revelado que estão em estudo duas localizações para este serviço, que não existem actualmente em Santa Maria.

 

Entre outras questões, foi também revelado que as obras do Centro de Valorização Orgânica por Compostagem devem arrancar no próximo ano e que o executivo regional está na disposição de “tomar a iniciativa” de criar um Aterro de Inertes, caso não se concretize a proposta que actualmente está em análise.

 

O Governo Regional revelou ainda que o Cais de Pesca Profissional deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2010, altura em que se estima que comecem também as obras de construção da Pousada da Juventude.

 

Relativamente ao futuro campo de golfe de Santa Maria, não foi adiantada data para o início dos trabalhos mas foi revelado que já começou o processo de aquisição dos terrenos e está adjudicada a abertura de furos para abastecimento de água.

 

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here