Governo Regional faz balanço “extremamente positivo” da Feira Agrícola Açores 2019

Foto de Arquivo

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, no Faial, no último dia da Feira Agrícola Açores 2019, que o certame permitiu dar a conhecer ao público em geral a grande importância do setor para o desenvolvimento económico da Região, destacando que, após três dia de festa, recomeça segunda-feira a “luta” para continuar a melhorar o desempenho da agricultura regional e ajudá-la a ultrapassar os desafios.

“Esta feira é o resultado do esforço de muitas entidades e não apenas do Governo, mas quando chegamos ao fim e percebemos que as pessoas estão satisfeitas, que os resultados são positivos, só podemos ficar agradados, sobretudo porque o público teve a oportunidade de perceber o quanto o setor agrícola é importante para o desenvolvimento económico da nossa Região”, salientou João Ponte, acrescentando que o balanço global desta feira é “extremamente positivo”.

“A verdade é que têm passado por este recinto milhares de pessoas, o que demonstra também as condições excelentes que existem para a realização deste tipo de evento na Quinta de São Lourenço”, disse João Ponte, destacando que as condições ainda serão melhores no futuro em virtude das obras que o Governo Regional vai realizar para a reabilitação do Solar e para a modernização do Pavilhão de Exposições da Quinta de São Lourenço.

A Feira Agrícola contou este ano com a representação de sete ilhas e registou cerca de 200 animais de raças de leite e de carne a concurso.

Para João Ponte, os resultados obtidos nos vários concursos com animais bovinos demonstram bem o empenho e a dedicação dos agricultores, revelam a aposta na genética e no bem-estar animal, contribuindo, por essa via, para a excelência das produções agrícolas açorianas.

Também os concursos de méis, de queijo, de vinhos, entre outros, têm premiado os melhores produtores e revelado, tanto aos residentes como aos turistas, o que de melhor se produz no arquipélago.

“Apesar do setor leiteiro ter uma expressão muito grande, há outros setores que já começam a ser muito relevantes, como é o caso da produção de carne de bovino, a horticultura, a fruticultura, a vitivinicultura, entre outras”, destacou João Ponte, considerando que o desenvolvimento de todos estes setores gera um conjunto de produtos e serviços que contribuem fortemente para a dinamização da economia local, em cada uma das nove ilhas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here