O plano pretende, segundo o executivo, potenciar uma vasta área que não está afeta à atividade aeroportuária, definindo estratégias de orientação local que garantam o desenvolvimento e a sustentabilidade de diversas atividades económicas e sociais.
Nesta visita, que se prolonga até quarta-feira, vão ser também apresentados os projetos de ampliação do edifício da Unidade de Saúde de Ilha, que terá mais dois gabinetes para consultas e uma sala de pequena cirurgia, entre outros melhoramentos, e o projeto de construção do centro de dia e de noite para idosos, que terá capacidade para 24 utentes durante o dia e seis à noite.
A presença do executivo em Santa Maria servirá ainda para apresentar o projeto de requalificação de um edifício polidesportivo, que inclui a instalação de iluminação artificial e a construção de uma bancada para 95 pessoas, e o projeto de arquitetura de um edifício para residências assistidas, que prevê a construção de seis apartamentos, num investimento superior a um milhão de euros.
O programa prevê ainda, como habitualmente, diversas reuniões e visitas dos membros do executivo, além das reuniões do Conselho de Governo e do Conselho de Ilha, onde são apresentadas as principais reivindicações locais.
Na parte final da visita serão ainda divulgados os projetos de infraestruturas da Estação VLBI (Very Long Baseline Interferometry) de Santa Maria, integrada na Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), que inclui uma antena com 13,2 metros de diâmetro.
Esta estação, que deverá estar a funcionar em 2014, fica instalada junto ao Pico Saramago, vai ser operada por oito pessoas, entre astrónomos e engenheiros, e servirá, entre outras competências, para medir as distâncias entre as placas tectónicas.
Lusa