Governo reitera posição dos Açores pela manutenção do regime de quotas leiteiras

lavouraO secretário regional da Agricultura e Florestas reiterou hoje, na Horta, a posição da Região pela manutenção do regime de quotas leiteiras, não apenas nos Açores mas em toda a Europa.

 

Em declarações à margem do Conselho Regional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que decorre hoje na ilha no Faial, Noé Rodrigues disse que a posição da Região sobre esta matéria está, de resto, “há muito definida” e “é consensual”.

 

 

Para o governante açoriano, o regime de quotas “tem dado bons frutos”, já que é uma “forma de regulamentar o mercado, ajustando a capacidade produtiva à capacidade de consumo”.

 

Devemos prosseguir nessa política porque ela é uma política que “defende a nossa pequena dimensão e a estrutura das nossas explorações”, observou ainda.

 

Na opinião de Noé Rodrigues, sempre que se altera ou se pretende alterar regimes que se consolidaram no mercado e na produção, “estamos a introduzir mecanismos de turbulência, de ansiedade e de instabilidade, como aqueles que agora se verificam”.

 

 

Considerou também que, numa altura em que os mercados “estão com preços degradados”, mais se impõe agora “que se mantenha o regime de quotas ou, pelo menos, um regime de regulamentação que permita ajustar aquilo que produzimos àquilo que consumimos”.

 

Por tudo isso, argumentou ainda o secretário regional, “é fundamental que se mantenha o regime de quotas”, ou então uma regulamentação alternativa, para garantir “que aquilo que produzimos tenha escoamento garantido a um preço digno para quem o produz e transforma”.

 

 

Quanto à reunião do Conselho Regional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Noé Rodrigues definiu o encontro como uma oportunidade, que se repete todos os anos, para o Governo ouvir as organizações de produtores e confrontar as suas decisões “com os desejos e a vontade dos vários representantes do sector agrícola”.

 

Nesta reunião,” temos tido oportunidade de verificar que as mediadas que o Governo tem vindo a adoptar são medidas que têm tido impacto muito positivo no sector agrícola regional”, adiantou o secretário regional.

 

 

Segundo referiu, os Açores têm registado, em todos os segmentos de produção, “crescimentos acentuados”, tem “melhorado significativamente o modo e os processos organizacionais nas várias fileiras de produção” e alcançou igualmente “melhores desempenhos em termos de mercado para os nossos produtos”.

 

Isto é naturalmente um motivo de orgulho para nós e só demonstra a justeza “do caminho que temos percorrido em conjunto com os nossos agricultores”, concluiu Noé Rodrigues.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here