Governo vai fretar dois navios para operação de 2010

santorini-atlanticolineO Governo Regional dos Açores vai fretar dois navios para a operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do arquipélago em 2010, revelou esta sexta-feira António Raposo, presidente da Atlânticoline, empresa responsável por aquele serviço.
“Na próxima semana já vamos lançar o concurso para o fretamento dos navios para 2010”, afirmou António Raposo, numa conferência de imprensa em Ponta Delgada destinada a apresentar o balanço da operação deste ano, que terminou a 27 de Setembro.

O presidente da Atlânticoline revelou ainda que, “de acordo com as orientações do governo e a vontade dos açorianos”, o período da operação vai ser alargado, passando a decorrer entre 3 de Maio e 15 de Outubro.

Até agora, a operação marítima de transporte de passageiros entre as ilhas açorianas começava em meados de Maio e encerrava em finais de Setembro.
O concurso público internacional que será lançado na próxima semana prevê um prazo de 47 dias para apresentação de propostas, pelo que, em meados de Novembro, deverão ser conhecidos os navios que vão operar em 2010.
Depois de uma operação conturbada este ano, que envolveu a recusa do navio Atlântida, encomendado pelo governo açoriano aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, António Raposo afirmou que a operação de 2010 será preparada com mais tempo, o que permitirá outras condições.
“Os problemas que aconteceram este ano resultaram essencialmente de termos tido muito pouco tempo para preparar a operação, entre a data em que foi resolvido o contrato do Atlântida, a 7 de Abril, e o início da operação, a 13 de Maio”, afirmou.
O Atlântida, que deveria ter iniciado a operação deste ano, foi rejeitado pelo executivo regional por não cumprir alguns dos requisitos contratuais, nomeadamente no que se referia à velocidade.
Os problemas com a operação deste ano envolveram ainda o navio Viking, que deveria ter começado a operar em meados de Junho e apenas ficou disponível no início de Agosto.
Apesar dos problemas ocorridos, António Raposo apresentou um estudo desenvolvido pelo Instituto Português de Administração e Marketing, da Universidade de Aveiro, que aponta para um crescimento de 35 por cento dos passageiros transportados este ano, relativamente aos dados de 2008.
Durante a operação deste ano, entre 13 de Maio e 27 de Setembro, os dois navios envolvidos transportaram mais de 110 mil passageiros entre as ilhas dos Açores.
O estudo revelou ainda que o percurso mais vezes cumprido foi a ligação entre Santa Maria e S. Miguel, com mais de 26 mil passageiros.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here