Há dez anos vivemos com o euro nas nossas carteiras

Sabia que a moeda única é quase imune à crise e que o Banco de Portugal continua a trocar escudos até 2022? Quando o euro completa uma década de circulação, fique a saber mais sobre a moeda de 17 países da Europa.

 

1. Começou em 12 países: O euro foi lançado em 1999 como moeda escritural, ou seja, utilizado para depósitos e créditos a partir dos bancos. A 1 de janeiro de 2002 as notas e moedas do euro começaram a circular em 12 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Portugal.

2. Símbolo da Europa: O euro é hoje usado por cerca de 332 milhões de pessoas em 17 países que formam a Zona Euro. Não é por acaso, que o euro subiu rapidamente ao pódio das moedas mais fortes do mundo, competindo diretamente com o dólar. A moeda única tornou-se num dos símbolos da Europa.

3. Inspiração grega: O nome da moeda única foi decidido em 1995 no Conselho Europeu em Madrid. O símbolo do euro (€) teve como inspiração a letra do alfabeto grego épsilon, invocando a Grécia como berço da civilização europeia. O € faz referência à primeira letra de “Europa” e as linhas retas do símbolo representam a estabilidade da moeda única.

4. Papel do BCE: O Banco Central Europeu (BCE) está no topo da hierarquia quando se fala do euro. A instituição foi criada em 1998 com o propósito de garantir a política monetária comum. O BCE tem tido um papel importante no financiamento da dívida de muitos países face à conjuntura atual.

5. Imune à crise? Apesar da crise vivida em vários países da Europa, a moeda única mantém-se estável. Alguns analistas defendem a desvalorização do euro face ao dólar mas a verdade é que a segurança oferecida por alguns países, como a Alemanha e a Finlândia, fazem com que o euro fique quase imune à crise.

6. Convivência pacífica: O euro e o escudo conviveram em Portugal até 28 de fevereiro de 2002. O Banco de Portugal vai continuar a realizar trocas da moeda antiga até fevereiro de 2022.

7. Portugal nas moedas do euro: Portugal já esteve presente em três moedas comemorativas de 2 euros: em 2007 durante a presidência portuguesa da União Europeia, em 2010 com o aniversário do centenário da I República e em 2011 com as comemorações de 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto.

8. Mais segurança: Em Abril de 2005, foi aprovada pelo BCE a segunda série de notas de euro (ES2), com o objetivo de reforçar a segurança, combater a falsificação e aumentar a durabilidade das notas.  No primeiro semestre de 2011, foram retiradas de circulação quase 300 mil notas de euro contrafeitas.

9. Notas históricas: Os desenhos das notas do euro, feitos por Robert Kalina, são inspirados nas “Idades e Estilos da Europa”. Assim, a nota de 5 representa o estilo Clássico, a de 10 o Românico, a de 20 o Gótico, a de 50 o Renascentista, a de 100 o Barroco, a de 200 a arquitetura em ferro e vidro e a de 500 a arquitetura moderna.

10. Moedas personalizáveis: Já no caso das moedas, desenhadas por Luc Luycx, existem uma face comum com diferentes representações de mapas da Europa e uma face que varia de país para país. Em Portugal, as faces nacionais da moeda foram desenhadas por Vítor Manuel Fernandes dos Santos e são inspiradas em três selos reais de D. Afonso Henriques.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here