Hotéis dos Açores com taxas de ocupação de 85% em julho

O delegado dos Açores da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) revelou hoje que os hotéis da região estão este mês com taxas de ocupação a rondar os 85 por cento, havendo um “acréscimo significativo” de turistas estrangeiros.
“Neste mês de julho direi que todos os hotéis estarão com taxas de ocupação de cerca de 85 por cento”, especifica Humberto Pavão em declarações à agência Lusa.
O hoteleiro sustenta que em termos comparativos com o ano passado, deverá haver um “acréscimo significativo” de turistas oriundos do mercado estrangeiro, mas “resta saber” se em número suficiente para “colmatar a falha” do mercado nacional.
“Foi lançada pelos Açores uma campanha nacional destinada aos agregados familiares que está a registar algum sucesso mas que não está a gerar os números que o mercado nacional gerava anteriormente”, declara.
Humberto Pavão explica que nesta época do ano o mercado nacional representa 40 por cento do fluxo turístico para os Açores e o estrangeiro os restantes 60 por cento.
“O mercado nacional será sempre o mercado tradicional dos Açores mas com a crise está a registar-se uma quebra. Trata-se de um mercado que está perto e que está seguro, mas temos de procurar alternativas porque não podemos ficar parados à espera que a crise passe”, defende.
Humberto Pavão sublinha que “é sem dúvida importante” procurar novos espaços a nível internacional porque os Açores ainda têm “bastante espaço para crescer”.
O responsável pela AHP nos Açores revela que se tem vindo a registar um aumento “bastante interessante” da procura da região por parte do mercado dos EUA e Canadá.
“No entanto, a região está limitada na capacidade de transporte aéreo, daí a necessidade de realização de mais voos por parte da SATA ou outras operadoras, sendo que a concorrência seria bem-vinda”, salvaguarda.
Na leitura de Humberto Pavão, há que “continuar a incrementar” a “notoriedade” dos Açores nos destinos internacionais para que a procura “aumente cada vez mais”.
Horácio Franco, presidente da Mesa da Comissão de turismo da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) considera que as perspetivas no setor não são “muito animadoras” face ao cenário de crise em toda a Europa.
“Mas estamos otimistas face ao aumento do mercado estrangeiro. Foram divulgados valores [estatísticas regionais] que nos deixam alguma esperança que o ano não vai ser tão mau como perspetivamos inicialmente”, defende Horácio Franco.
De janeiro a maio do corrente ano, as dormidas aumentaram nos Açores 2,4 por cento em termos comparativos com período homólogo de 2012, tendo o mercado nacional caído 10,4 por cento e o internacional crescido 16,2 por cento.
O dirigente da CCIPD diz que o mercado nacional vai “penalizar”, mas menos do que era esperado no início de 2013, o que deu um “alento” ao setor do turismo.
“Estão lançados os dados para que tenhamos aqui novos valores no final da época alta. Não vamos recuperar para valores que já tivemos mas serão muito mais positivos do que no ano transato”, conclui o dirigente da CCIPD.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here