Interesses da lavoura açoriana devem ficar expressos de forma “muito clara”

lavouraA candidata do PSD/Açores ao Parlamento Europeu defendeu hoje que o relatório da Comissão Europeia de acompanhamento ao desmantelamento das quotas leiteiras tem de integrar de forma “muito clara” os interesses açorianos, garantindo “capital político” à Região no futuro.

 

“É importante, já no primeiro relatório de acompanhamento ao desmantelamento do sistema de quotas, deixar muito claro quais são as especificidades dos Açores e os nossos interesses”, afirmou Maria do Céu Patrão Neves, em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com a direcção da Associação Agrícola de São Miguel, presidida por Jorge Rita.

 

A candidata social-democrata salientou que, caso as pretensões dos Açores constem do documento, a apresentar no primeiro semestre de 2011, a Região vai “ganhar capital político para fazer prevalecer os seus interesses daí para o futuro”.

 

Maria do Céu Patrão Neves sublinhou que o “grande objectivo é travar o desmantelamento” das quotas leiteiras, mas sem esquecer a necessidade de “começar a trabalhar desde já no sentido de criar condições favoráveis” aos interesses açorianos, num cenário de eventual fim das quotas.

 

A candidata do PSD/Açores defendeu, ainda, que a existência de um “grupo de pressão” dos Açores em Bruxelas “tem de se começar a criar em casa”, pois só assim se obtém “maior força negocial”.

Para Maria do Céu Patrão Neves, tem de haver “sinergias” entre as organizações representativas dos sector, deputados ao Parlamento Europeu e governos regional e da República.

 

“Com a actuação do ministro da Agricultura, particularmente no que diz respeito ao sector leiteiro, nós não estamos a trabalhar em conjunto. Assim não há qualquer grupo de pressão em Bruxelas que nos salve destes desaires que têm acontecido em relação ao sector do leite nos Açores”, considerou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here