IRAE realizou cerca de 2375 acções inspectivas em 2011

A Inspecção Regional das Actividades Económicas (IRAE) realizou, em 2011, 2.375 acções inspectivas, das quais 55% resultaram de acções directas ou de aplicação de planos operacionais delineados pela IRAE, representando um aumento de 26% face ao que estava previsto executar, revela o GACS.
Estas acções incidiram essencialmente sobre o retalho (44%) e sobre os estabelecimentos de restauração e ou bebidas (18%). Os restantes sectores de actividades apresentam percentagens de incidência inferiores a 5%.

Das diversas acções inspectivas efectuadas foram abertos 462 processos de averiguação, dos quais cerca de 50% originaram processos de contra-ordenação, num total de 348 processos. Destes, 26% são de origem relacionada com a saúde pública, sendo que o restante corresponde a infracções contra a economia.

Quanto aos processos-crime, 63% dos mesmos estão relacionados com a infracção de especulação, seguindo-se a infracção de géneros alimentícios corruptos ou avariados e fraude sobre mercadorias.

Para além destas natividades, a IRAE procedeu ainda à suspensão provisória de 14 estabelecimentos comerciais e abriu 47 processos de colheita de amostra, de um total de 49.

No âmbito das diversas diligências efectuadas pela IRAE ao longo deste ano (mais de 3.839) foram prestadas mais de 497 informações, quer a consumidores, quer a agentes económicos, numa atitude mais pedagógica e de sensibilização e para a qual contribui o novo gabinete de atendimento e novo sitio na Internet.

 
 
Lusa
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here