Israel envia missão aos Açores para decidir levantamento das restrições à importação de bovinos da Região

foto11As dificuldades colocadas por Israel à importação de bovinos vivos nos Açores foi um dos temas do encontro hoje em Sant´Ana entre Carlos César e o embaixador de Israel, Ehud Gol. Na audiência concedida ao embaixador, o presidente do Governo Regional reiterou o convite para a realização de uma visita técnica veterinária por parte das autoridades israelitas a fim de comprovarem que o Plano de Vigilância e Controlo da BSE implementado nos Açores é eficaz. O convite foi aceite e a vinda dessa missão, em breve, deverá abrir as portas, de novo, à exportação de bovinos dos Açores para aquele país.

 

 

As parcerias empresariais entre os Açores e Israel, nos lacticínios e em outras áreas, foi também um tema abordado na audiência, assim como a cooperação cientifica e tecnológica. Ficou decidida a elaboração de um memorando que aborde os vários aspectos que essa cooperação possa assumir.

 

 

Recorde-se que trocas comerciais e empresariais entre a Região e o Estado de Israel não são inéditas. Até ao ano 2000, exportadores de gado de S.Miguel e da Terceira exportavam para aquele país. Por outro lado, desde 1994 que a empresa israelita ORMAT Tecnologies Inc. tem instalado, através de concursos públicos realizados pelo grupo EDA, os equipamentos das centrais geotérmicas da ilha de S.Miguel.

 

 

As relações com os Açores são, porém, muito mais antigas. Entre os anos 1818 e 1820, assistiu-se à entrada de vagas sucessivas de “Hebreus Marroquinos” no arquipélago. A chamada “ economia da laranja” estimulava a vida económica nas ilhas e a comunidade mais numerosa cedo se instalou em Ponta Delgada. Entre os pioneiros da imigração hebraica nos Açores, conta-se Abraão Bensaúde, cujos descendentes consolidaram o que é hoje um dos maiores grupos económicos da Região.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here