IV Encontro Açoriano da Lusofonia decorre em São Miguel

canavilhasA directora regional da Cultura considerou, hoje, que poucas regiões do mundo de expressão portuguesa reúnem particularidades tão únicas no contexto da lusofonia como os Açores.

 

Gabriela Canavilhas falava na cerimónia de abertura oficial do IV Encontro Açoriano da Lusofonia que decorre na Vila da Lagoa, em São Miguel.

 

Segundo sublinhou, os emigrantes açorianos espalhados pelo mundo mantiveram, como poucos, uma ligação matricial às suas origens, fazendo da cultura açoriana um caso ímpar de fidelidade às suas raízes, constituindo um marco essencial no âmbito da Lusofonia.

 

Ficar ou partir nunca impediu o homem açoriano, marcado pelos factores da insularidade e do isolamento, de se ultrapassar e acompanhar o mundo, acrescentou.

 

Falando em representação do presidente do Governo, a directora regional da Cultura afirmou, também, que os açorianos souberam, ao longo de mais de 600 anos de história, evoluir e acompanhar as grandes correntes do pensamento que atravessaram os séculos, mantendo uma identidade idiossincrática, expressa na sua escrita, na sua oralidade e nas suas tradições.

 

Para Gabriela Canavilhas, os açorianos sempre souberam interagir com o mundo e encontrar a sua própria linguagem para o fazer, acrescentando que essa linguagem, seja ela a língua ou qualquer outra forma de comunicação, é que distingue a cultura açoriana e faz dela um caso singular da Portugalidade e da Lusofonia.

 

A directora regional referiu, ainda, que os açorianos sentem orgulho na sua singularidade e afirmam-se como um exemplo da justaposição entre a tradição, preservada e cuidada com naturalidade e intuição, e a modernidade, integrados no contexto português, europeu e do resto do mundo.

 

No início do encontro de cinco dias, que reúne académicos, estudiosos, escritores e outras pessoas para debater a identidade açoriana, a sua escrita, as suas lendas e tradições, numa perspectiva de enriquecimento da Lusofonia, foram assinados protocolos de cooperação entre a Academia Galega da Língua Portuguesa, a Academia de Letras de Brasília e o Governo de Santa Catarina, no Brasil.

 

O V Encontro Açoriano da Lusofonia vai decorrer em 2010 na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, Brasil.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here