Jardim José do Canto gerido por fundação criada pelos descendentes do fundador

A denominada Fundação Jardim José do Canto foi formalmente criada na segunda-feira, tendo como objectivo “garantir o futuro do parque, em cuja manutenção a família dos fundadores se tem empenhado há várias gerações”.

Este jardim botânico, com cerca de seis hectares, começou a ser plantado em 1845 por José do Canto, constituindo actualmente uma das atracções turísticas de Ponta Delgada.

Os arruamentos deste espaço verde, que chegou a ter cerca de seis mil espécies, mantêm actualmente a mesma traça do projecto inicial, desenhado por David Mocatta.

Ao longo da sua existência, esta zona verde situada na parte alta da cidade foi visitada por inúmeras personalidades nacionais e estrangeiras, entre as quais o rei D. Carlos, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt ou o escritor brasileiro Jorge Amado.

Na década de 80 do século XX, o Jardim José do Canto foi inscrito no ‘Botanical Gardens Conservation Secretariat’, sendo actualmente um dos poucos espaços botânicos portugueses que integram este catálogo.

No espaço do jardim existem várias construções, nomeadamente um Solar do século XVIII, a Capela de Sant’Ana, datada do século XVII, o Palácio e o Pavilhão, que era uma antiga estufa de traça vitoriana.

No cimo da alameda da entrada, encontra-se um monumento de homenagem a José do Canto, da autoria do escultor Francisco Xavier da Costa.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here