João Ponte diz que Feira Açores foi evento “extremamente positivo” para a afirmação da Agricultura

joao ponte1O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, considerou que a Feira Açores, que hoje termina na ilha de São Miguel, foi um evento “extremamente positivo” para a afirmação de um setor “pujante e muito importante” para a economia do arquipélago.

“Acho que o balanço é extremamente positivo. Foi um grande sucesso. É o que tenho ouvido, nos últimos dias, quer das associações ligadas ao setor, quer dos próprios agricultores e empresários presentes”, afirmou João Ponte, à margem da entrega de prémios do Concurso Micaelense de vacas da raça Holstein Frísica, no Pavilhão de Exposições de São Miguel, em Santana.

Para o governante, com a pasta da Agricultura, durante três dias foi possível mostrar “a grande pujança do setor agrícola e a importância que têm para a economia da região”, dirigindo um agradecimento especial aos colaboradores da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e da Associação Agrícola de São Miguel pelo empenho e entrega demonstrados para que o evento decorresse de forma exemplar.

Além disso, João Ponte destacou que no certamente estiveram presentes animais de várias ilhas, de grande excelência ao nível leiteiro e da carne, bem como hortícolas, queijos, vinhos e chá de grande qualidade.

“Só prova o que tenho dito, ou seja, de facto nos Açores não estamos atrás em termos da qualidade da produção do que se passa no resto do país e na Europa”, referiu o governante, vincando que no caso do leite é necessário que o produto seja “justa e devidamente valorizado” no preço pago aos produtores.

João Ponte salientou, ainda, que ao nível da genética os Açores têm o que de melhor se produz no país e na Europa, algo que se deve, seguramente, ao “muito trabalho dos agricultores”, mas também ao esforço do Governo Regional em criar condições para o bem-estar animal, sanidade, entre outros aspetos.

Este ano a grande vencedora do XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísica foi a vaca “Gruta”, com quase 4 anos, da exploração dos irmãos Roberto e Óscar Ponte, da Lomba da Maia.

Antes da cerimónia da entrega dos prémios houve um minuto de silêncio em respeito pelas vítimas dos incêndios em Pedrogão Grande, Leiria.

 

 

 

Açores 24Horas / Gacs

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here