Jovens desafiados a participar em concurso multimédia sobre “Património cultural e natural”

Os alunos do ensino secundário e profissional da Região podem candidatar-se até 23 de abril ao concurso de trabalhos multimédia sobre o tema “Património cultural e natural”, promovido pelo Governo dos Açores no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio, e do Ano Europeu do Património Cultural.

O concurso, promovido pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, vai apurar o melhor trabalho de cada ilha do arquipélago, bem como os primeiros três classificados a nível regional.

O melhor vídeo transmitido pela RTP/Açores a 9 de maio  e os seus autores serão premiados com uma viagem a Lisboa e ao Porto.

Serão também atribuídos prémios ao 2.º e ao 3.º melhor trabalho, respetivamente 15 e 10 livros para a biblioteca da escola da equipa classificada, e ainda prémios de participação a todos os elementos (alunos e professor) de cada uma das nove equipas finalistas, nomeadamente um livro a cada um e um certificado de participação no concurso multimédia.

Esta iniciativa pretende estimular a pesquisa e o conhecimento do património cultural açoriano, na sua vertente material e imaterial, e do natural, compreender a pertinência do património para promoção identitária e para a diversidade cultural europeia, mas também contribuir para a sua valorização, quer por parte da comunidade estudantil, quer por parte dos telespetadores, e ainda promover e divulgar a produção de trabalhos escolares sobre esta temática a nível local e/ou europeu.

Os candidatos devem ter até 20 anos completos até 9 de maio de 2018 e frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º ano nas escolas secundárias das nove ilhas do arquipélago ou níveis equivalentes do ensino profissional.

As equipas são formadas por três alunos, que devem estar matriculados na mesma escola, mas podem pertencer a turmas ou anos diferentes, acompanhados por um professor responsável, que assegure o acompanhamento dos trabalhos e as atividades do concurso.

Os trabalhos a concurso terão que ser apresentados em formato 16:9 (PAL – Sistema Europeu de Vídeo), com uma duração máxima de dois minutos.

O júri terá em conta a adequação ao tema, os conteúdos transmitidos, a pertinência da mensagem,  a criatividade, a capacidade comunicativa, o impacto visual e a originalidade na abordagem da temática.

Todos os vídeos que o júri considerar que têm qualidade para tal serão divulgados na página de Facebook ‘Relações Externas – Governo dos Açores’ e no canal Youtube do Governo dos Açores.

Os trabalhos devem ser enviados para o email srapre@azores.gov.pt (via www.wetransfer.com ou www.dropbox.com) ou por via postal para o Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, na Rua Conselheiro Dr. Luís Bettencourt, n.º 16, 9500-058 Ponta Delgada, morada onde também podem ser entregues em mão, em suporte cd/dvd, até 23 de abril.

O regulamento e todas as informações relativas a este concurso estão disponíveis em todas as escolas secundárias e profissionais da Região, bem como no Portal do Governo em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Concurso+Multimédia+2018 .

 

 

Açores 24Horas /Gacs

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here