Laboratório Regional de Enologia promove ação de sensibilização sobre análise dos vinhos

O Laboratório Regional de Enologia, realiza sábado, 20 de outubro, em São Miguel, uma ação de sensibilização gratuita dedicada à análise dos vinhos em laboratório, no âmbito do evento “Wine in Azores 2018”.

A iniciativa, denominada “Porque se analisa o vinho no laboratório?”, pretende dar a conhecer, de forma simples e direta, aos produtores de vinho, futuros produtores e população em geral que ensaios analíticos são feitos no Laboratório Regional de Enologia, que tem sede na ilha do Pico.

A sessão, a cargo da enóloga Ana Romão, do Laboratório Regional de Enologia, irá também abordar as questões legais definidas nos regulamentos comunitários quanto às caraterísticas e parâmetros que devem ser analisados ao nível da produção de vinho.

Esta ação de sensibilização, inserida no plano anual de transmissão de conhecimento aos vitivinicultores e publico em geral, terá lugar na Associação Agrícola de São Miguel, em Santana, concelho da Ribeira Grande.

O Laboratório Regional de Enologia, que funciona desde 1993, tem atualmente acreditadas 15 análises, entre elas o teor alcoólico, o PH e a acidez volátil.

O “Wine in Azores 2018”, que decorre de 19 a 21 de outubro no pavilhão do Parque de Exposições de São Miguel, conta com a representação institucional de quatro entidades da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, nomeadamente o Laboratório Regional de Enologia, o Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, a Direção Regional de Desenvolvimento Rural e a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR).

Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida para vinhos de qualidade brancos e tintos.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here