Laboratório Regional de Enologia realiza workshop de prova de vinhos

vinho-vinicultura-alcoolO Laboratório Regional de Enologia, promove, a 10 e 11 de dezembro, nas suas instalações na Madalena, no Pico, a realização de duas edições de workshop de Prova de Vinhos, com duas sessões em cada dia, às 10h30 e 14h30.

Estas duas edições completam um ciclo de quatro edições concretizadas antes, tendo as duas anteriores, realizadas em abril e agosto, registado uma adesão considerável, prevendo-se acolher no próximo fim-de-semana cerca de 40 pessoas neste evento. 

Estas sessões destinam-se preferencialmente a vitivinicultores, mas estão abertas ao público em geral, tendo como objetivo dotar os participantes de conhecimentos essenciais para a apreciação do vinho de uma forma crítica. 

Uma maior sensibilidade para a prova de vinhos contribui para um melhor conhecimento desta bebida e da sua apreciação, promovendo o consumo consciente e divulgando, de modo indireto, o setor vitivinícola açoriano.

Nestas sessões serão abordados temas como a fisiologia dos sentidos, aromas e gostos elementares, as caraterísticas e condições do provador e da sala de prova, além da metodologia de prova.

O workshop também tem um carácter prático, com a perceção de aromas e a prova de diferentes vinhos da região dos Açores.

Esta iniciativa incide sobre vinhos de qualidade, contribuindo para a promoção dos vinhos produzidos no arquipélago, cimentando a ideia de que os Açores são uma região vitivinícola produtora de vinho de qualidade.

Ao longo das quatro edições, o Laboratório Regional de Enologia contou com o apoio e colaboração de produtores de vinho do Pico, nomeadamente a Cooperativa Vitivinícola do Pico, Curral Atlantis, Czar, Adega A Buraca, Azores Wine Company, Cancela do Porco e Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico.

Em 2017, está prevista a realização de um novo ciclo de workshops, com uma abordagem mais aprofundada para provadores já com algum treino.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here