Lagoa assinala 40 anos de poder local com apresentação de livro de José Andrade

fotoA Câmara Municipal da Lagoa acolheu, na passada sexta-feira, a apresentação do livro “Poder Local nos Açores: 40 anos – 1000 Presidentes”, da autoria de José Andrade, no Edifício dos Paços do Concelho.

Na ocasião, a Presidente de Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, sublinhou a importância do Poder Local Democrático, como “sendo a essência da democracia na sua expressão mais próxima dos cidadãos, cujo exercício é legitimado pela livre escolha do povo, através de eleições”.

Segundo a edil, “até hoje, as autarquias locais constituem a grande marca do nosso sistema administrativo e político, funcionando como elementos definidores das suas populações”, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico de inúmeras localidades do país, prestando auxílio às populações, de modo a haver melhoria da sua qualidade de vida.

A líder do executivo camarário relembrou ainda as dificuldades que o Poder Local tem sentido nos últimos anos como consequência da crise económica, salientando que “nos últimos anos, temos assistido ao período mais difícil e conturbado da história do Poder Local Democrático, por força da crise económica que se instalou e das consequentes medidas de austeridade. Pese embora esta situação tenha vindo a melhorar, ainda continuam a persistir algumas dificuldades, a que os municípios não são, nem estão indiferentes”. Todavia, a esperança pautou as palavras da autarca, referindo que “as grandes áreas de atuação das câmaras não foram de forma alguma descuradas e, com grande esforço, têm-se conseguido manter as respostas sociais, mais do que necessárias, ajudando-se as famílias a superar os momentos mais difíceis da sua vida, em virtude, principalmente do desemprego”.

Cristina Calisto Decq Mota referiu, ainda, que o “livro apresentado é o resultado de um vasto trabalho de investigação que relata os principais acontecimentos políticos e históricos, registados no período após o 25 de abril nos Açores, escrito por um homem que valoriza e sente os Açores, José Andrade, felicitando-o “pelo trabalho realizado em prol da divulgação histórica e cultural açoriana”.

A autarquia lagoense associou-se, assim, a esta iniciativa, presenteando os lagoenses com esta homenagem coletiva, aos mais de mil presidentes de juntas de freguesia e de câmaras municipais que foram eleitos para os 19 municípios e 155 freguesias das nove ilhas nas 11 eleições autárquicas e nas 20 eleições intercalares realizadas nos Açores de 1976 a 2016.

Nesta cerimónia de lançamento do livro, ouviram-se vários testemunhos, na 1.ª pessoa, de alguns ex-autarcas lagoenses que falaram da sua experiência política como presidentes de Junta e de Câmara.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here