Lajes: Mais importante é manter o que representa​m EUA na economia da Terceira – líder PSD/Açores

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, afirmou hoje que mais importante do que manter a operacionalidade dos meios norte-americanos na Base das Lajes é manter o que essa presença representa para a economia da ilha Terceira.
“Mais importante do que manter a operacionalidade dos meios que existem na Base das Lajes é manter a presença daquilo que significa para a economia da ilha Terceira”, afirmou aos jornalistas Duarte Freitas, após uma visita à Base das Lajes, localizada no concelho da Praia da Vitória.
Em 23 de junho, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou por unanimidade uma emenda à legislação que proíbe a Força Aérea norte-americana de reduzir a estrutura militar da Base das Lajes em 2014, como tinha anunciado o departamento de Defesa.
Desta forma, a anunciada redução militar norte-americana na Base das Lajes, principal fonte de emprego na região, em particular no concelho de Praia da Vitória e que, segundo diversos responsáveis, será “desastrosa” para a ilha açoriana, deverá ficar adiada por mais um ano.
Para Duarte Freitas, a visita hoje à Base serviu para “conhecer ao pormenor a realidade atual e a realidade que os americanos perspetivam para este espaço”, alegando que deste modo está “mais habilitados para encontrar soluções para adequar ou contrariar o impato” de uma eventual redução do contingente norte americano.
“Temos de não só continuar este esforço que temos vindo a fazer de consenso na região, a nível nacional e também junto daqueles que podem influenciar o que se passa nos Estados Unidos da América”, referiu o líder do maior partido da oposição nos Açores, que acredita ainda ser possível manter a presença norte-americana na Base das Lajes.
Os congressistas de origem portuguesa na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos já disseram que acreditam que a aprovação da emenda que proíbe a redução da estrutura militar da Base das Lajes em 2014 é uma oportunidade para evitar uma redução definitiva.
“As pequenas vitórias que temos tido ultimamente são pequenas vitórias, que nos devem deixar motivados para a luta ainda maior e mais difícil”, sustentou Duarte Freitas.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here