Luís Bettencourt no Kilimanjaro pelos Açores

topo-mundoO alpinista açoriano Luís Bettencourt inicia domingo a escalada do Kilimanjaro, na Tanzânia, no âmbito do projecto que visa desfraldar a bandeira dos Açores nos picos mais altos de cada continente até Junho de 2011.

 

“Vamos começar a subir no domingo e contamos chegar ao cume a 28 de Novembro”, revelou o alpinista em declarações à Agência Lusa em Ponta Delgada, antes de partir para Lisboa.

Nesta subida ao ponto mais alto de África, com 5.892 metros de altitude, Luís Bettencourt estará acompanhado pelo melhor guia da Tanzânia, segundo a National Geographic. “Estamos prontos”, assegurou o alpinista, que vai subir o Kilimanjaro com uma equipa que também integra Valter Medeiros e Carlos Mendes, seus habituais companheiros de escaladas.

 

O projecto ‘Açores no Topo do Mundo’ começou a 9 de Setembro, com a subida ao ponto mais alto de Portugal, a 2.351 metros de altitude, na ilha açoriana do Pico. Em Janeiro de 2010 está prevista a subida ao Monte Kosciuszko, com 2.208 metros, que é o pico mais alto da Austrália, e, um mês depois, a escalada até ao cume do Monte Vinson, o ponto mais alto da Antárctica, com 4.892 metros de altitude.

 

Depois de ultrapassado este objectivo, Luís Bettencourt pretende subir, em Junho de 2010, ao cimo do Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa, com 5.642 metros, na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, onde, segundo a mitologia grega, Prometeus esteve preso.

 

Em Setembro de 2010 será a vez de subir ao Monte McKinley, no Alasca, com 6.187 metros, que é a montanha mais alta da América do Norte, seguindo-se, em Janeiro de 2011, o Aconcágua, nos Andes Argentinos, com 6.962 metros, o ponto mais alto das Américas e do Hemisfério Sul, além de ser o pico mais elevado fora da Ásia.

 

Para Maio de 2011 está marcada a subida ao Evereste, a montanha mais alta do mundo, nos Himalaias, com 8.844 metros de altitude, onde o português João Garcia chegou a 18 de Maio de 1999. O projecto terminará em Junho de 2011, novamente com a subida ao Pico, nos Açores, fechando o ciclo de ascensões aos pontos mais altos de cada continente para hastear a bandeira dos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here